COBERTURADESTAQUE

Workshop sobre Polibutadieno Líquido Hidroxilado (PBLH): estratégico para o Brasil

Polibutadieno Líquido Hidroxilado (PBLH)

No dia 27 de abril de 2021 foi realizado o Workshop sobre Polibutadieno Líquido Hidroxilado (PBLH), um evento online, com 3 horas de duração, dedicado a discutir e mapear soluções objetivas para o suprimento de PBLH para a produção de propelente sólido de dispositivos espaciais e de defesa.

O Workshop foi uma ação estabelecida pelo Conselho Técnico-Científico (CONTEC) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), tendo em vista que para a indústria de defesa nacional, o PBLH é um insumo primordial, por isso, é considerado estratégico e, assim sendo, a disponibilidade dessa resina é uma questão de Estado.

No âmbito do DCTA, a proposta do evento foi estabelecer uma solução para a produção dos veículos desenvolvidos no IAE, no que compete às linhas de Pesquisa de PBLH, o conhecimento referente a resina e as cooperações que necessitam existir com a indústria de defesa.

Além dos expositores, estavam presentes o Diretor do IAE, representantes do DCTA ligados ao SDT, IAE, IEAv, ITA, IFI, CLA, CLBI, AEB, IPqM, Avibras, Sunrise 720, totalizando em aproximadamente 70 participantes.

A Coordenação Técnica foi realizada pela Cap Eng Camila Maria Lapa, Chefe da Subdivisão de Propelentes e Proteções Térmicas (APR-P), que foi também a mediadora do evento.

Durante as exposições, foram abordados aspectos técnicos sobre a resina e como a mesma é empregada na formulação de Propelentes.

Também, foram apresentados pontos cruciais na pesquisa em Propelentes sólidos, como é possível manipular componentes para obtenção de novos materiais e propriedades.

As apresentações reforçaram a importância deste insumo e, ainda, quais seriam as possíveis alternativas e as principais dificuldades relacionadas a esses caminhos.

Em outro momento, a Avibras apresentou sua nova planta arquitetônica de produção de PBLH, que iniciará a operação em curto prazo.

A Sunrise 720 apresentou uma proposta de ligante alternativo. A empresa é formada por profissionais altamente qualificados e que têm carta experiência em processo de produção de polímeros, tendo se envolvido no desenvolvimento da produção de PBLH pela Petroflex nos anos 1980-2000 e assessorando a implantação do processo na Avibras.

A organização considerou que o evento foi um sucesso, tendo cumprido a missão de reunir diversos atores relacionados ao PBLH, no sentido de massificar o conhecimento no tema, o contexto e, principalmente, unir esforços em direção a uma solução.

O Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar César Augusto O’Donnell Alván, destacou a clareza e a qualidade das informações apresentadas pelos palestrantes, e enfatizou que “eventos dessa natureza são fundamentais para apoiar a busca de rumos para os desafios técnicos do setor Espacial Brasileiro”.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA