COBERTURADESTAQUEENTREVISTA

“Você não é um soldado” vence como Melhor Documentário Internacional no DocsValència e recebe Menção Honrosa no DocsMX

André é vencedor do prêmio mundial The Robert Capa Gold Medal Award 2011 e tem créditos na imprensa global, como The New York Times

André Liohn em cena do documentário “Você não é um soldado”

Crédito: Elo Company

“Você não é um Soldado“ acaba de ser anunciado como o vencedor da categoria Melhor Documentário Internacional, na 5ª edição do DocsValència – concurso dedicado exclusivamente ao cinema documental. Para esta edição, o evento cruzou as fronteiras em busca de novas narrativas e perspectivas ao redor do mundo. Além desta grande premiação, o filme ainda recebeu uma Menção Honrosa no DocsMX – Festival Internacional de Cine Documental da Cidade do México.

Com direção de Maria Carolina Telles e co-direção de Aleksei Abib, o longa se aprofunda na relação do fotojornalista, André Liohn, com a perda de colegas e a possibilidade da própria morte para o exercício da profissão. O paralelo entre as imagens dos conflitos e os diálogos com os filhos, conduzem a reflexões sobre a transformação da função do correspondente de guerra no jornalismo atual.

Nascido em Botucatu, interior de São Paulo, Liohn possui créditos na imprensa global, como The New York Times, Le Monde e Time. Sempre com a câmera em mãos, “Você não é um soldado” é constituído principalmente a partir de gravações de mais de 15 anos de cobertura de guerras, como dos rebeldes contra o regime de Muamar Kadafi, na Líbia, e a ofensiva do exército iraquiano contra o ISIS em Mosul, no Iraque. “Fico lisonjeado que o documentário Você não é um Solado, através do do prestígio do festival de Valência, possa contribuir para que o público reflita sobre a importância do jornalismo na constante construção de nossa sociedade”, diz André Liohn.

Pelo seu trabalho, o fotojornalista recebeu o The Robert Capa Gold Medal Award 2011, prêmio de melhor reportagem fotográfica publicada exigindo coragem excepcional e iniciativa. “O documentário é uma ode à sobrevivência e ao amor e é o meu suspiro antiguerra. É também uma forma de falar sobre a superação do luto”, ressalta Maria Carolina Telles, diretora do filme. 

Além do DocsValència,”Você não é um soldado” participou do Hot Docs – o maior festival de documentário da América do Norte; marcou presença no DOXA Documentary Film Festival, baseado em Vancouver, British Columbia, Canadá; também esteve no Doc Edge Festival, renomado festival internacional destinado ao gênero documentário, que acontece todo ano na Nova Zelândia, e um dos que qualifica os indicados ao Oscar, e participou do DocsMX – Festival Internacional de Cine Documental da Cidade do México, onde recebeu Menção Honrosa.

“Você não é um soldado” (“You are not a soldier”, título em inglês), que conta com apoio do BNDES, tem produção da Elo Company e Rede Snack – empresa de social content da B&Partners.co-, com coprodução da Mistika, e trilha sonora original da Ultrassom Music Ideas.

Sinopse

Um homem perdido entre a zona de combate e a família, um conto de sobrevivência, vida e morte.

Sobre a Diretora

Maria Carolina Telles é showrunner, diretora, roteirista e jornalista. Liderou as produções da Elo Company, onde criou e dirigiu a série docureality “Desafio Impossível” para Natgeo, a série documental Brasil de Imigrantes para History Channel, e o documentário A Verdade da Mentira.

Na Discovery Networks supervisionou mais de 40 produções. Dirigiu e formatou programas para Disney, FOX, Turner, Rede Globo, Rede Record, Tv Bandeirantes e SBT, como Big Brother Brasil, Rio Ink e Aeroporto – Área Restrita.

Ficha Técnica

Direção: Maria Carolina Telles 

Co-direção : Aleksei Abib

Produção: Elo Company e Rede Snack empresa de social content da B&Partners.co 

Coprodução: Mistika

Trilha sonora original: Ruben Feffer

Pós- produção de áudio: Ultrassom Music Ideas

Distribuição: Elo Company

Elo Company

Fundada em 2005 pelos sócios Flavia Feffer, Ruben Feffer e Sabrina Nudeliman Wagon, a Elo Company é uma distribuidora de conteúdos audiovisuais para cinema, streaming e TV, presente no Brasil e no mercado internacional.

Desde a sua fundação lançou mais de 500 projetos entre eles “Vou Nadar Até Você”, primeiro filme protagonizado por Bruna Marquezine, “Doutor Gama” de Jeferson De, “Torre das Donzelas”, de Susanna Lira (vencedor do prêmio de Melhor Documentário pelo público na Mostra de Internacional de São Paulo), “Aos Olhos de Ernesto”, da premiada Ana Luisa Azevedo, “Tito e os Pássaros” de Gustavo Steinberg e “O Menino e o Mundo” de Ale Abreu, indicado ao Oscar de melhor animação.

No mercado há 15 anos, conta com uma estrutura completa de produção de conteúdo, distribuição de obras audiovisuais em todas as plataformas e vendas para o mercado nacional e internacional.

Como produtora, a Elo Company trabalha com parceiros para o desenvolvimento e produção de diversos projetos, entre eles: TRACE TV, para a Rede TV – que tem exibição atualmente no Globoplay; History; Natgeo; Disney+; Telecine; Sony e Warner. Além disso, seu primeiro projeto autoral, “Desafio Impossível”, para a National Geographic, foi selecionado para os maiores festivais do mundo e recentemente licenciado.

A Elo Company tem entre seus principais objetivos criar, produzir e divulgar as narrativas brasileiras em múltiplas telas e países, valorizando também a diversidade na frente e atrás das telas com projetos inovadores como o Selo ELAS, com o intuito de fomentar projetos de longa-metragem com direção feminina.

Para os próximos anos serão mais de 80 projetos para distribuição com grandes talentos como Fabiana Karla, Taís Araújo, Cris D’Amato, Pedro Amorim, entre outros.

Rede Snack

A Rede Snack é uma das maiores produtoras de social video da América Latina. Ela cria, produz e desenvolve estratégias de audiência orgânica multiplataforma.  Tem por missão fazer as marcas pensarem e agirem como creators.  A Snack possui quatro frentes de negócio: Snack Brands (Youtube, Instagram, Facebook e outras redes), Amazing Pixel (canais originais e de terceiros) e Snack for You (Tik Tok).

Snack é uma empresa especialista de social content da B&Partners.co. Por meio de uma visão orientada por dados, reúne os melhores especialistas para colaborar, criar e entregar soluções omnichannel em marketing e vendas para marcas.

Mistika

Fundada em 2011 e administrada pelos irmãos Marcelo Siqueira e Ariadne Mazzetti, a MISTIKA assina mais de 200 projetos para cinema e TV ao longo de sua existência. Os sócios contam com a experiência de três décadas dedicadas a projetos audiovisuais e lideram uma equipe de talentos altamente qualificados que fazem da MISTIKA uma das mais respeitadas finalizadoras do país.  Sica, como é conhecido no mercado, é Supervisor de VFX, indicado ao Grande Prêmio de Cinema por 16 vezes e vencedor na categoria Melhor Efeito Visual com os filmes “O Grande Circo Místico” (2019) Motorrad” (2018) “Pequeno Segredo” (2016) e “Besouro”(2010) 

Ariadne Mazzetti foi produtora executiva dos longas ” Olhando para as Estrelas” (2016),” Pacarrete” (grande vencedor do Festival de Gramado em 2019) e agora está à frente de “O Caso Escola Base” primeira série documental produzida pelos irmãos.

A Mistika tem se destacado na finalização de séries de ficção, realities shows e documentários produzidos pelas principais plataformas de streaming do país, ao mesmo tempo em que continua reforçando seu apoio a dezenas de festivais / LABs de cinema brasileiros, visando fomentar a alta qualidade técnica das produções nacionais. 

Estruturada na paixão dos sócios pelo audiovisual, a MISTIKA tem como principal objetivo a magia da Transformação: Transformação de Ideias em Projetos; de Material Bruto em Premiadas Produções; de Clientes em Amigos.

Ultrassom Music Ideas

A Ultrassom Music Ideas é uma produtora de som de São Paulo, fundada pelo produtor musical Ruben Feffer,  que oferece o desenvolvimento total de concepções artísticas sonoras para as mais diversas finalidades, tais como: criação e produção musical, gravação de voz original e pós-produção de áudio para projetos audiovisuais incluindo longas e curta-metragens, séries e conteúdo para TV, animações, podcast, publicidade e projetos especiais (teatro, dança, realidade virtual, etc).

Têm muitos projetos premiados pelo mundo em grandes festivais, com os maiores destaques para a indicação ao Oscar de “O Menino e o Mundo”, dirigido pelo Alê Abreu, em 2016 e o Emmy Awards em 2020 com a Realidade Virtual  “A Linha”, dirigida por Ricardo Laganaro.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA