ARCOBERTURADESTAQUEENTREVISTAVÍDEO DO DIA

Veículo Hipersônico 14-X (e o SARP Nacional) explicados em 2010, há 11 anos!

A entrevista que o Canal Caiafamaster traz aos leitores foi gravada em Brasília pelo “Programa Encontros” da TV Senado durante a realização da “VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” ocorrida entre os dias 18 e 24 de outubro de 2010, e teve como entrevistado o tenente Reinaldo Flores Coelho do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), do Comando da Aeronáutica.

O entrevistado faz um relato sobre o desenvolvimento de dois projetos de tecnologia nacional inovadores em termo de Brasil: o Veículo Hipersônico 14-X, com previsão, a época, de voo em 2013, e o Sistema de Navegação e Controle do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT).

A Entrevista de 2010

A Força Aérea Brasileira vem desenvolvendo dois projetos de tecnologia nacional importantíssimos, o Veículo Hipersônico e o Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT).

O objetivo do Veículo Hipersônico é lançar em órbita nanosatélites de forma rápida e limpa, explorando o verdadeiro boom na última década no lançamento de cubsats em órbitas baixas.

De acordo com o então tenente Reinaldo Flores Coelho, e falando sobre o Projeto VANT/SARP nacional, esse veículo aéreo não tripulado, comandado a distância, funcionaria como um “captador de imagens em tempo real” auxiliando e muito na identificação de desmatamentos, incêndios e pistas clandestinas, especialmente no ambiente amazônico e suas grandes distâncias.

Também seria fundamental para efetuar a busca, aquisição e designação de alvos para sistemas de armas terrestres como baterias de artilharia de campanha, de mísseis e foguetes ou mesmo de morteiros pesados, dentre outras possibilidades.

Publicado pela primeira vez na internet em 22/11/2010

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:AR