DESTAQUETERRA

“UM SÉCULO DE BLINDADOS NO BRASIL. BRAÇO FORTE NA DEFESA DA PÁTRIA. AÇO!” Nº04

Veículos dos anos 30, 40, 50 utilizados pela Força Blindada do Exército Brasileiro em fotos de Roberto Caiafa.

T17 Deerhound 6X6 Armored Recon Vehicle

T17 Deerhound 6X6 Armored Recon Vehicle

O veículo blindado de reconhecimento T17 6X6, chamado Deerhound, foi introduzido no Exército Americano por volta de 1942 e mostrou-se um fracasso.

Cerca de apenas 250 unidades foram construídas e utilizadas nos EUA continental, ou seja, esse carro não viu combate na 2ª Guerra Mundial.

Também em 1942, sob o acordo de lend-lease, 54 veículos foram exportados para o Brasil, do tipo T17 Deerhound 6×6 com canhão de 37mm e Mtr .30.

No Brasil, os T-17 foram usados inicialmente como veículos comando e de reconhecimento em algumas unidades blindadas, depois foram repassados para a Polícia do Exército (PE), que os usou até meados dos anos 1970 no Rio de Janeiro.

Esse veículo blindado foi o primeiro 6×6 usado pelo Exército, embora seja pouco conhecido devido ao seu fraco desempenho com diversos problemas mecânicos.

Para entender o pesadelo logístico desse carro, basta dizer que utilizava dois motores em linha Hércules JXD, com 110HP cada, a gasolina, situados na parte traseira do veículo, cada um com a própria embreagem e caixa de transmissão com quatro velocidades!

As marchas eram trocadas usando-se uma única alavanca, mas cada transmissão tinha seu ponto morto. A caixa de transferência tinha oito velocidades e dois reversos.

A caixa de direção era hidráulica e seus eixos eram apoiados em roletes (rolimãs) ao invés de mancais. Pesando equipado 18 toneladas, o Deerhound podia viajar a 72Km/h.

Cinco tripulantes manejavam o canhão de 37mm e duas metralhadoras .30cal, dirigiam e comandavam o veículo.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

1 Comment

  1. Mas que gambiarra tosca hein Caiafa, o Cascavel foi uma evolução absurda perto deste 6×6.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:DESTAQUE