COBERTURADESTAQUE

Thales entregará o Alerta Terrestre 10 – um sistema de alerta antecipado para as Forças Armadas Federais Alemãs para proteção de acampamento e comboio

  • O GA10 traz segundos preciosos que salvam vidas para soldados evacuarem ou se protegerem.
  • Portátil e o sistema mais leve de sua classe, com capacidade 24 horas / 7 de detecção e alerta totalmente automática, oferece um excelente baixo consumo de energia, facilitando apenas a energia da bateria – muito tático para missões fora da área.

A Thales tem o prazer de trazer mais uma vez muitos anos de experiência e competência comprovada em sistemas para as forças alemãs, com o contrato para os sistemas GA10 C-RAM. 

A assinatura do contrato é o resultado de uma licitação lançada no final de dezembro de 2020 pela agência de compras alemã, o Escritório Federal de Equipamentos Bundeswehr, Tecnologia da Informação e Suporte em Serviço (BAAINBw). 

Além dos requisitos de treinamento, documentação e peças de reposição iniciais, o contrato inclui uma opção para a entrega de mais sistemas, com uma primeira entrega planejada para o final de 2021.

O Ground Alerter 10 é um sistema C-RAM portátil para Força de Proteção, comprovado em combate em várias missões, como proteção de comboio, proteção de acampamento e já salvou muitas vidas no passado recente. 

Sua rede de alerta integrada avisa os militares sobre ameaças de mísseis e morteiros, gerando um alerta acústico e visual na área estimada do ponto de impacto. Isso ocorre assim que a trajetória indica um impacto iminente na respectiva área de segurança e o sistema simultaneamente fornece dados confiáveis ​​sobre a posição de tiro em um estágio inicial para facilitar as contra-medidas necessárias. 

Até o momento, vários GA10s já estão em uso para proteger os acampamentos da ONU no Nordeste e no Leste de Mali, bem como pelas Forças Francesas em vários acampamentos fora da área.  

Fácil de configurar, operar e transportar com operação de equipe limitada, o GA10 é bem adequado para implantação em operações desmontadas para proteção de comboio. 

Duas pessoas podem realizar o en-camp / fora-camp e apenas uma pessoa é necessária para inicialização e monitoramento do sistema. Sendo o sistema mais leve de sua classe e evidentemente portátil (apenas cargas de 1 ou 2 homens), a reimplantação do sistema é possível com veículos protegidos ou por helicóptero. 

Obrigatório para operações móveis, o consumo de energia principal do GA10 é de apenas 350 Watts e facilita o fornecimento apenas de bateria.

“Estamos muito satisfeitos em receber este contrato, pois ele apoiará significativamente a proteção dos soldados alemães em suas importantes e perigosas missões fora da área. Juntamente com o BAAINBw, conseguimos processar o projeto em apenas 2 meses entre a adjudicação do concurso e a conclusão do contrato. Ground Alerter 10 é um projeto europeu, com desenvolvimento final na Alemanha - um produto da série Military-Off-The-Shelf - baseado em forte conhecimento em radar e experiência operacional na Alemanha, produzido na unidade Thales Germany Ditzingen, da Alemanha para a Alemanha até falar". Christophe Salomon, vice-presidente executivo de Land & Air Systems, Thales

O Ground Alerter 10 é um sistema Sense & Warn completo que consiste em um radar UHF, uma rede de alerta integrada com vários dispositivos de alerta com e sem fio e um dispositivo de controle (laptop reforçado).

O sistema de radar compreende os seguintes componentes principais:

  • Antena (incluindo sistema de posicionamento GPS) com mastro telescópico de 6 metros
  • Unidade eletrônica de RF (RFC)
  • Unidade de processamento eletrônico de sinais (SPC)

Entre outros, o fornecimento de energia é possível através de um sistema de bateria. Consiste em dois pacotes de seis (seis baterias) de baterias de íon-lítio do tipo internacionalmente comum BB2590 em uma caixa de transporte que também serve como unidade de recarga.

Uma respectiva interligação (unidade J) permite que as caixas das baterias sejam substituídas alternadamente durante o funcionamento, evitando a interrupção da alimentação. 

O conjunto de duas caixas é suficiente para operar o radar por mais de 2×4 horas. 

O sistema é operado através do software operacional VENUS em um laptop reforçado com teclado europeu. 

A rede de alerta integrado gera seletivamente um alerta acústico e visual apenas na área em torno do ponto de impacto.

Um líder em tecnologia de radar

Em Ditzingen, Thales Deutschland, no estado de Baden-Württemberg, perto de Stuttgart, são desenvolvidos e fabricados radares altamente móveis testados e comprovados para vigilância terrestre e costeira. 

Forças armadas e de segurança em todo o mundo os usam para proteção estacionária ou móvel em ambientes hostis e complexos. 

Os radares da Thales Germany protegem o espaço aéreo, as áreas costeiras e, quando implantados de forma móvel, eventos como reuniões de cúpula ou infraestrutura crítica, dependendo do nível de ameaça. 

O portfólio é composto por radares de curto, médio e longo alcance e uma interface homem-máquina altamente intuitiva que os clientes podem usar para identificar e rastrear, entre outras pessoas, veículos, barcos e drones, bem como outros alvos aéreos. 

Os parceiros possibilitam o desenvolvimento de soluções especializadas para torres e integração de veículos.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA