COBERTURADESTAQUETERRAVÍDEO DO DIA

Thales a bordo do helicóptero de ataque Tiger Mark III

A Organização para Cooperação Conjunta de Armamento (OCCAR), em nome da Direção Geral de Armamento (DGA) para a França e a Direção Geral de Armamento e Material (DGAM) para a Espanha, concedeu aos Helicópteros Airbus o contrato de desenvolvimento do novo padrão de helicópteros de ataque Tigre.
As tecnologias Thales a bordo da plataforma fornecerão às forças francesas e espanholas sistemas conectados inovadores e de alto desempenho.
O helicóptero de ataque Tiger é atualmente capaz de realizar missões de reconhecimento, apoiando tropas terrestres e atingindo alvos terrestres, tanto de dia como de noite, em todas as condições climáticas.
A atualização proporcionará novas funções de detecção, reconhecimento e identificação (DRI) para aumentar ainda mais a capacidade ofensiva do helicóptero. Também proporcionará maior apoio às missões e permitirá que as tripulações do Tiger operem nos ambientes de combate colaborativo de amanhã.
Conectado ao sistema Scorpion do exército francês e aos sistemas UAV, o Tiger Mark III se beneficiará de capacidades significativamente melhoradas de comunicação, gerenciamento de missão e autoproteção.
A atualização se baseia no feedback operacional das tropas francesas destacadas no Afeganistão e na Líbia, e contra grupos terroristas armados no Sahel. As novas tecnologias a bordo do Tigre permitirão que as forças armadas permaneçam um passo à frente do adversário, mesmo em conflitos de alta intensidade, estendendo a eficácia operacional do helicóptero para além de 2040.
Os desenvolvimentos das equipes técnicas e industriais da Thales incluem uma atualização da aviônica de exibição frontal.
O novo visor digital TopOwl montado no capacete incorpora tecnologias mais sofisticadas que permitirão às tripulações lidar com condições de vôo altamente complexas enquanto otimizam o uso dos sensores e sistemas de armas a bordo do helicóptero.
O conjunto aviônico FlytX fará interface com um sistema de gerenciamento de dados tático do campo de batalha, melhorando significativamente as interações do piloto com os sistemas do cockpit e aumentando a consciência situacional para que as tripulações aéreas possam se concentrar em suas tarefas principais de missão.
Quanto à proteção da tripulação, ela se beneficiará de uma atualização completa com um novo sistema de autoproteção construído em torno do Thales CATS-150.
No nível do sistema de armas, o sistema de foguete guiado a laser atenderá às necessidades operacionais dos aviões-combatentes. Durante as operações aéreas, o sistema de radiocomunicação de nova geração (CONTACT) permitirá uma integração segura com a bolha SCORPION do Exército, bem como a comunicação com outros usuários do espaço aéreo.
Ele também será equipado com dois terminais de conexão de dados Micro-TMA: um permitindo a orientação dos novos mísseis MHT, o outro fornecendo um link de vídeo com UAVs abrindo caminho para as implantações colaborativas que formarão a pedra angular dos sistemas de combate aéreo nos próximos vinte anos.
Finalmente, o Tiger Mark III também será equipado com um sistema de navegação por satélite de dupla constelação (GPS e Galileo).
O Tiger Mark III operará ao lado de helicópteros de missão como o Caiman e o Caracal, e do helicóptero leve conjunto Guépard programado para entrega a partir de 2027 (programa HIL).
“A chegada iminente do Tiger Mark III, que estará pronto para o combate colaborativo e fornecerá às tripulações de helicópteros novas capacidades ofensivas, permitirá às forças francesas e espanholas manter a superioridade estratégica nas operações de combate e apoio aéreo das unidades de aviação do exército. Como um parceiro de longa data no maior programa de helicópteros de combate da Europa, Thales está fornecendo uma gama coerente de equipamentos aviônicos maduros e escaláveis que permitirão ao helicóptero de ataque Tiger enfrentar os desafios de amanhã”. Yannick Assouad, Vice-Presidente Executivo da Avionics, Thales.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA