COBERTURADESTAQUEMAR

Submarino Riachuelo faz última manutenção antes da entrega à Marinha do Brasil

A Itaguaí Construções Navais iniciou na primeira quinzena de junho o procedimento de manutenção Ranae no submarino Riachuelo.

O submersível precisa pausar suas operações para uma manutenção geral onde todos os seus componentes serão revisados, corrigidos e até recuperados.

De acordo com a ICN, ao fim de 10 intensas semanas de trabalho, o submarino está preparado para ser entregue oficialmente à Marinha do Brasil (setor operativo da Esquadra).

Segundo a ICN, concluído este período de manutenção técnica o submarino estará pronto para navegar e cumprir sua missão.

 

GERENTE DE PROJETOS de Submarinos, Alexandre Madureira é um dos líderes da operação.

O gerente de Projetos de Submarinos, Alexandre Madureira, responsável técnico por toda essa movimentação, explica “Quem acompanhou de perto todos os testes do submarino Riachuelo sabe que trilhamos um longo caminho até aqui. Só percebemos de fato o que tínhamos construído dias antes da cerimônia de batismo. Cada braçada foi importante: o primeiro contato com a água salgada, os primeiros testes. Muitos não se davam conta do que suas mãos haviam construído”, conta Madureira.

O início da aplicação do RENAE demonstra que o incidente havido com o S-40 Riachuelo no início do mês de março último está superado.

Na ocasião, o casco do S-40 adquiriu inclinação avante, provocando o embarque de água salgada no porão do compartimento da proa, especialmente sala de torpedos e sessões abaixo.

O incidente ocorreu durante uma manobra de rotina para a realização de manutenção de equipamentos e 54 pessoas estavam a bordo do submarino, não havendo nenhum acidente de pessoal.

Na ocasião, a Marinha do Brasil frisou em nota oficial que o submarino restabeleceu prontamente a condição de segurança e iniciou a limpeza dos compartimentos afetados.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA