COBERTURADESTAQUETERRAVÍDEO DO DIA

Solenidade Nacional 100 anos de Blindados no Brasil.

Santa Maria (RS) – A noite do dia 8 de novembro foi marcada pela cerimônia comemorativa aos 100 anos do emprego de blindados no Brasil.
O evento realizado no 1º regimento de Carros de Combate reuniu autoridades civis e militares, com o objetivo de prestar homenagem ao idealizador do emprego de blindados, o Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.
Como primeiro ato das festividades, foi realizado o lançamento do selo e do carimbo comemorativo, seguido pelo descerramento da pintura a óleo feita pelo Coronel Pedro Paulo Cantalice Estigarríbia, artista que há anos retrata as atividades militares com destacado realismo, e pelo lançamento da moeda e do livro que destacam os 100 anos do emprego de blindados no Brasil.
Durante a cerimônia, contextualizada por vídeos que contaram a história da evolução do combate, desde a 1ª Guerra Mundial, foram destacados alguns veículos de combate utilizados pelo exército Brasileiro ao longo dos anos.
As homenagens prestada ao Marechal José Pessôa, cuja espada fora depositada ao lado de seu busto, foram marcadas pela salva de tiros de canhões históricos de 75 mm, oriundos da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército.
O Ministro de Estado da Defesa General de Exército Walter Souza Braga Netto, acompanhado pelo Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto General de Exército Laerte de Souza Santos, foram convidados a colocarem uma coroa de flores próximo ao busto do Marechal José Pessôa, como forma de rememorar o entusiasta e precursor das unidades blindadas da Força Terrestre.
A solenidade foi ainda mais emocionante com a presença dos integrantes da Banda Marcial do Exército Brasileiro, orgânica do Batalhão da Guarda Presidencial sediado em Brasília-DF, que com suas gaitas de fole deram uma sensação que nos remete ao teatro de operações europeu.
Durante os meses que antecederam as comemorações, alguns veículos históricos foram restaurados e desfilaram durante a cerimônia.
Dentre eles estavam o Renaul FT-17, o FIAT Ansaldo, a viatura blindada sobre rodas Jararaca e o fenômeno da engenharia nacional Osório, este último representado pelo exemplar que participou da competição de blindados na Arábia Saudita, no final dos anos 80.
Um grupamento de militares trajando uniforme da época da 2ª Grande Guerra, prestou homenagem aos heróis brasileiros que participaram daquele conflito, desfraldando a Bandeira da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e entoando a mundialmente conhecida Canção do Expedicionário.

A Medalha do Mérito Blindado foi criada em 2021 com a finalidade de destacar militares que, estando servindo em Organizações Militares blindadas ou mecanizadas, obtiveram exemplar desempenho de suas funções e demonstraram atributos como dedicação e capacidade de trabalho, inerentes ao combatente blindado.

Os primeiros militares agraciados com esta honraria foram o Ministro da Defesa, o Chefe do Estado-Maior Conjunto e Comandante Militar do Sul.

Em suas palavras, o General de Exército Valério Stumpf Trindade, Comandante Militar do Sul, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da preservação cultural do Exército Brasileiro e a valorização de nossa história.

Já o Comandante do Exército Brasileiro discursou sobre a magnitude do evento, destacando o empenho e o profissionalismo da tropa blindada, e em seguida os atuais veículos de combate em uso pela Força Terrestre desfilaram no pátio de formaturas do 1º RCC, encerrando a solenidade.

As comemorações dos 100 anos do emprego de blindados no Brasil iniciaram em 26 de maio, data da criação da Companhia de Carros de Assalto em 1921, o que tornou o nosso País o pioneiro no emprego da arma blindada em toda a América Latina.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA