COBERTURADESTAQUE

Senado cria Grupo Parlamentar Brasil-Emirados Árabes Unidos

O Senado Federal brasileiro aprovou, nesta quinta-feira (11), a instituição do Grupo Parlamentar Brasil-Emirados Árabes Unidos.

O projeto que criou o grupo é do senador Marcos do Val (Podemos-ES).

O objetivo é estabelecer um serviço de cooperação interparlamentar, em prol das relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países.

De acordo com o embaixador dos Emirados Árabes em Brasília, Saleh Alsuwaidi, a criação do grupo é uma consequência de esforços de ambos os países para intensificar a cooperação.

Alsuwaidi frisou que as relações bilaterais com o Brasil estão crescendo em todos os setores, principalmente após a visita do presidente Jair Bolsonaro aos Emirados em outubro de 2019. “Portanto, ambos os lados estão ativando seus esforços em todos os setores para iniciar muitas iniciativas para transformar essa relação em estratégica”, afirmou ele à ANBA.

O diplomata frisa que o governo e o Conselho Nacional dos Emirados Árabes Unidos estão interessados em construir mais pontes entre o país árabe e o Brasil.

“Acreditamos que o Grupo Parlamentar Brasil-Emirados Árabes Unidos é uma importante forma de transmitir informações e atualizações sobre as relações bilaterais e como expandi-las, bem como trocar formas de como solucionar os obstáculos que enfrentam o crescimento dessa relação”, lembrou o embaixador.

De acordo com informações da Agência Senado, para Marcos do Val uma maior participação dos congressistas no campo das relações internacionais pode favorecer a democratização de temas da área, com reflexos na aproximação das respectivas sociedades.

“A aproximação com os Emirados Árabes é porque eles estão com muita vontade de fazer investimentos no Brasil e nós temos que tornar isso viável. Nós vamos, com esse trabalho junto com os senadores e os Emirados Árabes, gerar muito emprego e renda aqui no nosso país”, afirmou o senador.

O projeto será examinado, agora, pela Comissão Diretora. O relator da proposta, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), recomendou a aprovação do projeto.

Apesar de ponderar que a Câmara dos Deputados já criou o Grupo Parlamentar Brasil-Emirados Árabes Unidos, que seria composto por deputados e senadores, o senador afirmou, também, que “esse contexto não inviabiliza, de modo necessário, o estabelecimento de outro grupo no âmbito desta Casa”, disse no relatório.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

1 Comment

  1. Notícia muito boa para o Brasil. Não há dúvidas de que essa parceria entre Brasil-Emirados Árabes poderá também nos trazer grandes cooperação no âmbito militar.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA