COBERTURA

Quarentena para policial poder disputar eleições é afronta à democracia, diz presidente do SINPF/SP

A presidente do Sindicato dos Policiais Federais de São Paulo (SINPF/SP), Susanna do Val Moore, classificou como uma “afronta à democracia” a emenda ao Código Eleitoral aprovada nesta quarta-feira (15/9) na Câmara dos Deputados que institui uma quarentena obrigatória para policiais que queiram disputar eleições.

Conforme o texto, os policiais federais, policiais rodoviários federais, policiais civis, guardas municipais, militares e policiais militares terão que pedir exoneração de seus cargos quatro anos antes do pleito, a partir de 2026.

Para Susanna, a medida é inconstitucional e promove uma discriminação injustificada contra a categoria. “Os policiais são servidores públicos regidos pela Lei n. 8.112 de 1990, não são membros de nenhum poder. Não há sentido em fazer essa diferenciação em relação a outras categorias de servidores.

A presidente do SINPF/PF afirma que a aprovação da emenda – que havia sido excluída na semana passada em votação mas foi retomada após manobra parlamentar – abre um precedente perigoso. “Se a moda pega, daqui a pouco podem, por conveniência política, instituir quarentenas para médicos, professores, engenheiros e outras carreiras do funcionalismo público ou mesmo da área privada. As regras eleitorais devem valer para todos”, destaca Susanna.

Ela diz que vai estudar medidas judiciais e administrativas para barrar a quarentena, e atuar junto a outros sindicatos e federações de policiais para pressionar o Congresso Nacional a retirar a medida do Código Eleitoral.

O SINPF/SP representa o conjunto de servidores da PF de São Paulo, incluindo os cargos de agente, escrivão, papiloscopista, delegado e perito, bem como pelos servidores administrativos do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA