DESTAQUETERRA

OLD NEWS OF THE WAR: Veja o durante e o depois, por Marcos Renault.

O meu nome é Marcos Renault.

Sou brasileiro, um engenheiro por formação, mas um estudante de história no coração.

Há mais de quarenta e cinco anos, o meu interesse tem sido a história da Segunda Guerra Mundial.

Quando fiz a minha primeira viagem à Europa, há cerca de vinte e cinco anos, tive a ideia de criar então – e agora – comparações dos vários locais em que as batalhas contra os exércitos nazi-fascistas foram travadas durante a Segunda Guerra Mundial – muito antes da actual onda de fotografia de lugares do passado.

Nessa época, conheci a “After the Battle”, uma revista britânica trimestral que já fazia esse tipo de trabalho, apresentando análises históricas profundas e excelentes fotografias, que serviram como uma fonte de inspiração muito rica para o meu projeto.

Por uma questão de clareza, não tenho a intenção de comparar meu modesto trabalho com o realizado pelos pesquisadores e historiadores competentes da revista.

É importante notar que não sou um historiador licenciado, muito menos um fotógrafo profissional.

Não conto com nenhum patrocínio ou subsídio para criar estes registros.

Peço, portanto, desculpas antecipadamente, àqueles que estão passando pelo conteúdo desta página, pois algumas das minhas fotos não foram tiradas exatamente nos mesmos ângulos que as feitas durante a guerra.

Muitas vezes, obstáculos me impedem de me posicionar no mesmo local em que o autor original se encontrava.

Novos edifícios, carros estacionados, árvores, estradas redesenhadas, grupos de turistas, um cão ocasionalmente zangado – ou, ocasionalmente, a falta de um tanque de guerra para ficar de pé – são alguns dos impedimentos que por vezes me impedem de obter o clique perfeito.

Desde o início do trabalho (em curso) que aqui é apresentado, já reuni milhares de pares de fotografias antes/depois, em vários dos países que compuseram o teatro de guerra europeu.

As fotografias estão ordenadas por localização geográfica e a partir de agora serão disponibilizadas em actualizações mensais nesta página, OLD NEWS OF THE WAR.

Ao utilizar fotos antigas de um período complicado da história humana, é infelizmente impossível atribuir o devido crédito a todos os seus autores.

Elas foram coletadas de várias fontes, como a Rádio WW2 e Bunderaschiv.

Também foram obtidas através do meu acervo particular, do Arquivo Nacional, do Arquivo do Exército Brasileiro, do arquivo da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, de coleções de amigos, livros e revistas.

Caso os autores das fotos antigas (ou seus representantes) se sintam de alguma forma ofendidos pela sua publicação, basta que me instruam a incluir os créditos, ou apagar os arquivos.

Ter este conteúdo online só foi possível devido à extrema dedicação e capacidade técnica de Ricardo AndradeMarcelo Rodrigo Cesário Ferreira, Lucas Torres Vasconcelos Netuna Marketing Digital, por isso os mais sinceros agradecimentos estão aqui gravados.

A companhia da minha mulher, Maria Cândida, e dos filhos, Pedro Victor e Paula, nos longos dias de pesquisa e o apoio incondicional dado a esta iniciativa e muitas outras, também não podia ser esquecida.

A eles, todo o meu amor, reconhecimento e gratidão.

Sem eles, nada disto seria possível.

Finalmente, não sou de modo algum a favor da violência ou da guerra.

Esta página é uma homenagem aos bravos soldados que deram o seu melhor para que possamos viver em paz hoje.

Entre esses corajosos jovens que deixaram suas casas sem a certeza de voltar, havia mais de 25.000 brasileiros que participaram do imenso esforço aliado para a vitória final em maio de 1945.

Fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou na Itália sob o 5º Exército dos Estados Unidos.

Honra e glória para os bravos soldados que lutaram pela paz!

Honra e glória às vítimas da tirania que assolou o mundo durante a Segunda Guerra Mundial!

Marcos Moretzsohn Renault Coelho

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

2 Comments

  1. Muito bacana e parabéns ao senhor Marcos Moretzsohn Renault Coelho.
    Agora, até hoje não fui, mesmo tendo passado ao lado, neste belo museu e olha que trabalho de certa forma perto aqui no Grajau.

  2. Só complementando, a nova logo da “cobra fumando” ficou 10 !!!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:DESTAQUE