ARCOBERTURADESTAQUE

O programa Turenne, no coração do motor NGF

A DGA e a Safran acabam de anunciar a realização de um teste, qualificado como major, no âmbito do desenvolvimento do motor da aeronave de 6ª geração NGF, elo central do programa SCAF.

O teste deste protótipo desenvolvido como parte do programa Turenne e derivado do M-88 que equipa o Rafale é o culminar de cinco anos de trabalho.

O Programa Turenne começou em 2015 e tem duas fases principais.

A primeira, já concluída, consistiu na produção de modelos digitais escaláveis ​​do motor, simulações digitais 3D, desenho digital de novas ligas metálicas, depois na impressão 3D de conjuntos de turbinas, cujos elementos deram origem ao pedido de patente.

A segunda etapa teve início em 2019 e terminou no final de 2021 com a validação do protótipo em bancada de testes.

Este teste utiliza a técnica conhecida como “termocolor” que permite, graças a uma tinta cuja cor muda de acordo com a temperatura atingida, verificar a distribuição do calor no interior do motor.

Essa tinta termossensível foi aplicada nas pás das turbinas de alta pressão, ambientes difíceis de observar com sensores convencionais.

O programa SCAF compreende 7 pilares e já foi alcançado um acordo para 6 deles:

  • o motor produzido pela Safran e MTU,
  • um “remote carrier – loyal wingman” cuja responsabilidade recai sobre a MBDA e a Airbus,
  • a nuvem de combate tático para Thales e Airbus,
  • o “simlab” para permitir consistência geral, reunindo Dassault, Airbus e MTU, bem como MBDA e Thales como subcontratados,
  • os sensores,
  • furtividade.

A carga de trabalho de cada pilar é distribuída e o “melhor player” de cada categoria assume o comando.

É, portanto, a Dassault que está a cargo do Next Generation Fighter ou NGF, cabendo ao grupo Airbus assumir 62% do desenvolvimento da aeronave, dividido entre Alemanha e Espanha.

Apenas este último pilar, central para todo o sistema de armas SCAF, ainda não obteve a validação final dos três países fundadores do projeto.

O NGF deve entrar em serviço com as forças europeias em 2040.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:AR