COBERTURADESTAQUETERRA

NOVO MOTOR FPT F1C MAX: MÁXIMA ECONOMIA, DESEMPENHO, POTÊNCIA E TECNOLOGIA

Tecnologia pós-tratamento da FPT Industrial permite rodar meses sem necessidade de reabastecimento com Arla 32

 Marca Multi-Power que provém a energia do futuro, a FPT Industrial equipa o IVECO Daily Euro VI com o novo motor FPT F1C MAX.

Integrante da consagrada Série F1, sinônimo de confiabilidade em todo o mundo, o propulsor apto à fase P8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (PROCONVE) entrega mais força, com 160 cavalos de potência e 380 Nm de torque; mais tecnologia, com injeção eletrônica Common Rail de última geração e Turbocompressor de Geometria Variável (VGT); e mais economia, reduzindo em até 6% o consumo de combustível.

Além destes atributos, apresenta um intervalo de revisões ampliado, de 15 mil para 30 mil quilômetros, e tecnologia pós-tratamento da FPT Industrial, que dependendo da operação, permite rodar meses sem necessidade de reabastecimento com Arla 32.

A Série F1 é resultado da experiência de mais de quatro décadas da FPT Industrial no segmento de veículos comerciais leves, representando cerca de 40% da produção da marca. Estes motores são líderes em densidade de potência e torque, com a resposta de torque em regimes transitórios mais rápida da categoria.

No Brasil, a FPT Industrial foi o primeiro fabricante a homologar um motor para o PROCONVE P8. Para se adequar ao novo nível de emissões, a Série F1 é exaustivamente testada, atestando sua durabilidade e eficiência perante os limites estipulados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

MAIOR VIDA ÚTIL, MENOR CONSUMO, MAIS EFICIÊNCIA

Com injeção eletrônica Common Rail de última geração, o FPT F1C MAX recebeu bomba de combustível com maior vida útil; nova central de controle eletrônico; injetores tipo solenoide, para maior otimização do consumo de combustível; motor com corrente para sincronismo entre virabrequim e comando de válvulas (dispensa substituição de correia) e embreagem específica, proporcionando maior eficiência de atrito, com menor desgaste e trepidação.

Como parte das inovações, o desempenho termodinâmico do motor de 3,0 litros foi otimizado graças aos avançados sistemas de alimentação do ar, com turbocompressores VGT de geometria variável controlados eletronicamente, que proporcionam mais torque em baixas rotações e respostas rápidas em retomadas.

A tecnologia de pós-tratamento reúne os sistemas EGR (recirculação de gases de escape) e SCR (redução catalítica seletiva), proporcionando o melhor desempenho e consumo conforme o ambiente de operação. Nas missões urbanas, de menor velocidade e baixas temperaturas de escape, o motor prioriza o uso do EGR. Em missões extraurbanas o SCR é acionado, podendo ambas as soluções funcionarem de maneira combinada.

“O FPT F1C MAX é o melhor motor da classe em potência e torque, com baixo consumo de combustível e baixo custo operacional. Somado a estas qualidades, disponibiliza máxima eficiência e mínimo consumo de óleo, com maiores intervalos de manutenção”, afirma o especialista de Marketing Produto da FPT Industrial, Edinilson Almeida.

TECNOLOGIA E MAIOR COMPETITIVIDADE

Em comparação ao PROCONVE P7, nível de emissões em vigor, o PROCONVE P8 traz significativas reduções de emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) em 80%, HC (hidrocarbonetos não queimados) em mais de 70% e MP (material particulado) em 50%, além de incluir a contagem de partículas, que passa a ser exigida.

Para atender ao novo patamar, começando com o FPT F1C MAX, a FPT Industrial homologará mais de 20 novos motores para aplicações on-road, de transporte de cargas e passageiros.

O processo de desenvolvimento considera simulações virtuais e computadorizadas, montagem de protótipos, testes em banco de provas e em campo e análises de fluídos, em diferentes tipos de condições, como laboratório, dinamômetro, câmaras climáticas e pista, com rodagem em trânsito urbano e rodoviário, com controle de emissões em condições reais (RDE) por meio de sistemas sofisticados de medição de poluentes acoplados aos veículos (PEMs).

“Com o Euro VI chegamos a um produto tecnologicamente equivalente ao de mercados como o europeu. Evolui não só a tecnologia, como também a aplicação, o que dará maior visibilidade aos produtos brasileiros no exterior”, reforça o presidente da FPT Industrial para a América do Sul, Marco Rangel.

FICHA TÉCNICA

FPT F1C MAX

Cilindrada: 3.0L

Potencia [cv]: 160 @ 3500 rpm

Torque [Nm]: 380 @ 1400 rpm

Número de cilindros: 4

Número de válvulas por cilindro: 4

Aspiração: Turbocompressor Geometria Variável (VGT)

Injeção: Common Rail

Compressão: 17,5:1

Diâmetro X curso [mm]: 95,8 X 104

Controle de emissões: HPEGR+DOC/DPF+SCR/CUC

Peso seco [kg]: 275

Dimensões – L/W/H [mm]: 682/730/867

Combustível: Diesel S-10

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA