DESTAQUEMAR

Navio-Patrulha Oceânico “Apa” transporta tanque de oxigênio que atenderá hospitais de Manaus (AM)

  • Cilindro conduzido pelo Navio da Marinha será abastecido em Belém (PA) antes de seguir para o Amazonas
O Navio-Patrulha Oceânico “Apa” atracou no Porto da Vila do Conde (PA), na noite da última terça-feira (26), com um tanque de 54 toneladas, que será envasado, em Belém (PA), com 90 mil m³ de oxigênio líquido para abastecer hospitais na cidade de Manaus (AM).
O município manauara enfrenta colapso no sistema de saúde, devido ao agravamento da pandemia no novo coronavírus no Amazonas.
A atividade faz parte da Operação “Covid-19”, que as Forças Armadas atuam para mitigar as consequências da doença.
O “Apa” partiu de Santos (SP), no dia 19 de janeiro, e tinha previsão de parada no Pará no dia 28 de janeiro; porém, devido às boas condições meteorológicas e aos esforços de 80 militares que compõem a tripulação do Navio, a chegada em Vila do Conde foi antecipada em dois dias.
A missão do “Apa” teve apoio do Comando do 4º Distrito Naval, da Companhia Docas do Pará (CDP), que disponibilizou prontamente cais e guindastes, e da empresa White Martins, fornecedora do oxigênio.
O tanque será transportado por via fluvial, por meio de uma balsa, até Manaus, onde deve chegar na primeira semana de fevereiro.
O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação no Estado do Pará  (Sindarpa) se colocou à disposição para apoiar as atividades.
Desde março de 2020, as Forças Armadas prestam apoio a medidas deliberadas pelo Governo Federal voltadas para reduzir os impactos do surto do novo coronavírus, permanecendo em condições de disponibilizar recursos operacionais e logísticos quando se fizerem necessários.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

3 Comments

  1. Caiafa, boa tarde.

    Uma sugestão, é interessante se fosse possível clicar nas fotos do site e elas poderiam ser ampliadas para uma melhor visualização. O site está muito bom!

    Abraços.

    Pedro

    1. Rapaz, eu também gosto assim, vou ver como fazer – lembrando que nem sempre temos acesso a fotos boas, exceto quando são as minhas, rsrsrsrsrsrssrrs

  2. É depois vem gente falar “o exército brasileiro não faz nada, não precisa de investimento”. As FA trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, não temos conflitos internacionais, isso é verdade, mas a ajuda humanitária, conflitos menores internos, patrulha contra garimpo/desmatamento ilegal, segurança de fronteiras, construção de infraestrutura, ajuda médica e escolar pra populações da Amazônia, TUDO isso é as FA que fazem.
    Parabéns à todos os envolvidos, vocês são heróis.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:DESTAQUE