COBERTURADESTAQUETERRAVÍDEO DO DIA

Nauru 1000C, da Xmobots, está sendo testado pelo Exército Brasileiro!

A XMobots apresentou durante a 6ª Mostra BID Brasil em Brasília o seu novíssimo sistema tido como o mais completo, refinado e o primeiro desenvolvido na América Latina, para operações altamente estratégicas de vigilância, segurança e monitoramento de fronteiras.

É o SISTEMA NAURU 1000C, que constitui a união de aeronave e equipamentos desenvolvidos com tecnologia de ponta para a indústria de defesa e segurança.

Mais que um drone, o Nauru 1000C – CAT2, da XMobots, é um dos equipamentos mais poderosos do mundo para missões de segurança, vigilância e monitoramento de fronteira terrestre, além de ser o único desenvolvido e fabricado na América Latina para este propósito.

Sendo um RPA VTOL (Vertical Take-Off and Landing), o Nauru 1000C realiza decolagens e pousos verticais automáticos, trazendo grande facilidade nas operações.

Em suas operações, a aeronave conta com um tanque de 50 litros para combustível, e o sistema VTOL elétrico se apoia na eficiência de 8 motores com baterias independentes; e sua extraordinária estrutura foi fabricada em alumínio e materiais compósitos.

Com peso máximo de decolagem de 150kg e alcance máximo de 60km, o Nauru 1000C executa vários tipos de monitoramento aéreo, de até 10 horas de operação, sejam diurnas ou noturnas.

E ainda apresenta grande versatilidade, pois foi desenvolvido para missões que exigem operações em cenários diversos, suportando chuva fina, leve ou neblina.

O sistema Nauru 1000C conta com tecnologia de ponta e leva embarcado uma torreta estabilizada com optrônicos no espectro visível (EO), infravermelho médio (MWIR), telerômetro laser (LRF) e designador laser (LP) para missões de vigilância, reconhecimento, inteligência e aquisição de alvos.

O sensor XSIS (XMobots Stabilized Imaging System), desenvolvido pela XMobots, é composto por um sistema estabilizador de 85 micro radianos, de elevada performance, responsável por estabilizar os seguintes componentes: Sensor EO (câmera Eletro-Óptica); Sensor IR (câmera Infravermelha de comprimento de onda médio MWIR); Sensor telerômetro (Laser Range Finder para cálculo de distância ao alvo) Apontador laser IR.

Este sistema permite a captura de imagens estabilizadas em altíssima definição, tanto em ambientes iluminados quanto em ambientes escuros por meio de sua câmera termal.

Além disso, o sensor XSIS permite a determinação das coordenadas geográficas dos alvos, rastreio automático de alvos fixos e móveis, além da designação e marcação de alvos por meio de laser invisível.

Por apresentar uma vasta experiência no desenvolvimento de sistemas aviônicos, a XMobots desenvolveu o Nauru 1000C com dois pilotos automáticos, garantindo a redundância em todos os sistemas da aeronave, oferecendo, desta forma, melhor segurança nas operações.

O Sistema Nauru 1000C ainda conta com uma estação de controle do FW150 e do sistema gimbal XSIS, projetada como contêiner e desenvolvio pela XMobots.

Ainda é possível controlar o sistema a partir de uma unidade móvel (Shelter) de 2,5 toneladas como sua unidade móvel, projetada para ser rebocada por veículos.

O Contêiner/ Shelter apresenta capacidade para armazenar 3 RPAs, 2 GDTs (Ground Data Termina – Sistema de Telecomunicações com Apontamento Automático) e 3 GCS (Ground Control Station – Estações de Controle de Solo), além de proteger a equipe de operações durante as missões.

O contêiner com sua estação de controle apresenta acesso por impressão digital, luzes de emergência, ar-condicionado e assentos ergonômicos.

É um conforto que garante a redução de stress dos operadores durante as missões.

As GCS multifuncionais foram desenvolvidas para substituir o laptop tradicional em missões em que ergonomia e equipamentos de vigilância são essenciais na redução da carga de trabalho dos pilotos, garantindo o sucesso das missões.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

1 Comment

  1. Ótima iniciativa. Tomara que seja incorporado ao EB e seja melhorado o raio de ação.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA