COBERTURADESTAQUEVÍDEO DO DIA

Ministro Marcos Pontes inaugura Radar Meteorológico RMT 0200 construído pela IACIT em parceria com o Cemaden/MCTI

No último dia primeiro de julho (01/07), o Radar Meteorológico RMT 0200, fabricado pela IACIT, foi inaugurado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

A inauguração aconteceu durante solenidade em comemoração aos 10 anos do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), unidade de pesquisa do MCTI, em São José dos Campos (SP).

RMT 0200 – Radar Meteorológico Banda-S em Estado Sólido

A IACIT é responsável pelo desenvolvimento e produção do Radar Meteorológico RMT 0200, de dupla polarização em estado sólido.

O sistema de última geração é o único no Brasil a empregar tal tecnologia e um dos mais modernos já produzidos no mundo.

O RMT 0200 é um Radar Meteorológico Banda S desenvolvido para a detecção de fenômenos meteorológicos a longas distâncias, sendo possível monitorar um raio de até 600 quilômetros, com a previsão de fenômenos intensos que possam provocar desastres naturais.

Possui transceptor baseado na tecnologia de Rádio Definido por Software (SDR) e utiliza a técnica de modulação não linear (NLFM) para a mitigação de Lóbulos Laterais.

Com o sistema irradiante de abertura de feixe nas polarizações horizontal e vertical simultaneamente, o RMT 0200 permite a classificação de eventos meteorológicos de acordo com o tipo e comportamento de hidrometeoros.

Entre os fenômenos meteorológicos estão Detecção de Precipitação, Classificação de Hidrometeoro (gelo, água, neve etc.), Detecção de Tempo Severo, Detecção de Granizo, Classificação da Chuva (fraca, média, moderada e forte), entre outros.

Devido à extensa gama de fenômenos meteorológicos detectados pelo sistema, o RMT 0200 contribui para atender diversas áreas com informações para uma tomada de decisão assertiva, entre elas, Controle de Tráfego Aéreo, Defesa Civil, Agricultura, Gerenciamento de Recursos Hídricos e Centros de Pesquisa & Desenvolvimento.

O RMT 0200 da IACIT conta com tecnologias exclusivas, entre elas o sistema de transmissão (modulador e amplificador) em estado sólido.

Com o uso da tecnologia de estado sólido, foi possível aplicar a tecnologia de compressão de pulso no tratamento do sinal, com isso, emprega-se menor potência de pico nas transmissões.

Isso garante menor consumo de energia, menor ruído sonoro e menor poluição eletromagnética.

Outra característica do RMT 0200, visto como uma grande vantagem, é que o equipamento é modular e compacto, sendo mais simples a sua instalação e manutenção, além de reduzir o custo logístico e de operação.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA