COBERTURADESTAQUETERRA

IVECO na IDEX 2021: MTV 4×4 e Superav LAND 8×8 revelados!

O especialista italiano em veículos blindados Iveco Veículos de Defesa revelou o novo Veículo Tático Médio (MTV) na Exposição e Conferência Internacional de Defesa (IDEX), em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.
Pela primeira vez, a IVECO mostrou tanto seu mais novo veículo blindado quanto seu futuro veículo de mobilidade de infantaria, destinado para as Forças Armadas holandesas e para o mercado internacional de defesa.
O MTV foi projetado para combinar mobilidade tática 4×4, ótimo desempenho fora de estrada e proteção da tripulação, juntamente com uma capacidade de carga útil diferenciada.
A modularidade e a capacidade de integração do sistema são garantidas em todas as variantes do modelo, seja a hardtop (teto fechado), soft top (teto aberto), pick up, transporte de vítimas e transporte de pessoal, a fim de apoiar todos os diferentes usuários militares do Exército aos Fuzileiros Navais, Marinha, Força Aérea, Unidades Operacionais Especiais e Polícia Militar.
Alta confiabilidade, facilidade de manutenção e baixos custos ao longo do ciclo de vida foram requisitos essenciais durante o projeto do MTV, orientando a escolha dos principais conjuntos para componentes com desempenho e confiabilidade comprovados ao longo de muitos milhões de quilômetros nas mais diversificadas e exigentes condições ambientais.
A variante utilitária consiste de uma pick-up com cabine blindada, e vários módulos utilitários na seção traseira.
550 módulos logísticos não blindados serão produzidos por Veículos Militares Holandeses ou DMV, uma subsidiária da IVECO Schouten.
A DMV produzirá módulos de carga em quatro versões diferentes, incluindo módulos para oficinas móveis e veículos de comando.
Conhecendo em detalhes o MTV – Veículo Tático Médio
A Iveco Veículos de Defesa beneficiou-se de uma experiência consolidada no domínio de veículos protegidos multifunção, começando com o veículo leve multifunção mais vendido, o LMV 1 4×4, adotado por 14 países, e o veículo de proteção média mais pesado MPV em serviço na Itália e no Líbano.
Ambos os veículos já foram amplamente testados em operações reais de alto risco onde um grande número de soldados foram salvos de ataques com emprego de meios balísticos/minas/IEDs, cumprindo um dos objetivos primários exigidos por qualquer cliente, salvar a vida do seu militar.
Essa linha de veículos agora está completa com a chegada do veículo tático médio MTV, apresentado na feira IDEX pela primeira vez.

IVECO MUV sendo testado pela PMESP, novembro de 2020 (Foto: Roberto Caiafa)

IVECO MUV sendo testado pela PMESP, novembro de 2020 (Foto: Roberto Caiafa)

IVECO MUV sendo testado pela PMESP, novembro de 2020 (Foto: Roberto Caiafa)

A gama de veículos multirole agora abrange modelos entre 7 a 19 toneladas, começando pelo MUV – Multirole Utility Vehicle, LMV 1 e

LMV 2 – Veículo Leve Multirole, depois passando para o MPV – Veículo Médio Protegido e por fim o recém-nascido MTV – Veículo Tático Médio, com um peso de emprego que alcança 12.000 kg, o que preenche uma lacuna muito solicitada pelo mercado.

Jornalista Roberto Caiafa testando o Iveco LMV na fábrica em Sete lagoas, MG.

O MTV é uma plataforma de veículos modular e versátil, base comum para todas as suas variantes, ambas podendo serem protegidas e/ou desprotegidas.
Este veículo de alto desempenho se adapta eficientemente a uma variedade de
usuários: Exército, Marinha, Marinha, Força Aérea, Unidades de Operações Especiais e Polícia Militar.
Os elementos comuns das diferentes variantes são o motor Diesel de 6 cilindros de 6,7 litros, capaz de atingir 207 kW de potência e 1000 Nm de torque, a transmissão automatizada e o acionamento 4×4 permanente com 3 diferenciais totalmente bloqueáveis e engrenagens altas e baixas.
A proteção também é uma característica fundamental, e a Iveco Veículos de Defesa usou toda a experiência adquirida com as plataformas LMV e MPV.
Os modelos da família MTV, cabine curta e longa e monobloco, são fabricados em aço balístico e se beneficiam de um aço adicional que aumenta os níveis de proteção balística e contra explosões.
Em termos de transporte da tripulação, as versões Soft-Top e Hard-Top podem acomodar uma equipe de 2+2.
A Pick-up pode acomodar uma equipe de 2.
A versão ambulância pode acomodar uma tripulação de 2+2 pessoas deitadas ou 2+4 pessoas sentadas.
A versão Polícia Militar / Força Aérea / veículo de segurança pode acomodar uma tripulação de 2+6.

CANBUS J1939 – esquema de funcionamento

Além disso, o MTV beneficia-se com o emprego dos mais recentes sistemas digitais, como o CANBUS J1939, pronto para C4I em combinação com os sistemas EMI/EMC de acordo com as normas MIL-STD 461 e AECTP 500.

A plataforma MTV foi selecionada pelo Ministério da Defesa holandês para a “DVOW 12kN e RCWS“, que prevê a aquisição de veículos de 12kN, 120 dos quais equipados com uma Estação de Armas Controladas Remotamente.
Este projeto tem sido, de longe, a maior aquisição na Europa para veículos multirole nos últimos 10 anos, tanto em termos de orçamento como
número de veículos.
Em 28 de novembro de 2019, a Iveco Veículos de Defesa assinou o contrato
com o Ministério da Defesa holandês para fornecer inicialmente 918 veículos multifunção médios protegidos.
Em dezembro de 2020, um lote adicional de 267 veículos foi encomendado pelo
MoD holandês, aumentando a frota para um total de 1185 unidades.
SUPERAV Land

A Iveco Veículos de Defesa tem uma longa tradição de excelência no desenvolvimento de veículos com rodas.
As plataformas blindadas da empresa remontam à década de 1930, quando a fábrica foi estabelecida em Bolzano, Norte da Itália.
Desde então, a empresa desenvolveu vários blindados 4×4 para o Exército Italiano, mas a experiência mais significativa vem do desenvolvimento do veículo de combate blindado Centauro 8×8 e seu sucessor, o Centauro 2.
O novo veículo blindado SUPERAV Land 8×8 representa uma nova era para a evolução do as plataformas terrestres da empresa.
A inspiração veio do blindado anfíbio SUPERAV 8×8 protagonista do programa ACV 1.1 do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, vencido pela BAE Systems América em parceria com a Iveco Veículos de Defesa.
O SUPERAV Land foi desenvolvido independentemente pela Iveco Veículos de Defesa, começando a partir do projeto SUPERAV 8×8, com o objetivo de fornecer um veículo modular para operação qualquer terreno com maior nível de proteção e capacidade de sobrevivência, ao mesmo tempo em que conta com um sistema de confiabilidade de alto nível , cuidadosamente avaliado durante milhares de horas de testes de capacidade e desempenho exigentes.
Equipado com um motor Iveco de 6 cilindros multi-combustível de nova geração com 700 cavalos de potência e 3.000 Nm de torque, acoplado a uma transmissão automática de 7 velocidades, o SUPERAV Land oferece um desempenho único em velocidade e aceleração, com a melhor mobilidade da categoria em todos os terrenos.
A estrutura interior suspensa dos assentos podem abrigar até 8 tropas, enquanto as posições para a tripulação são em número de três.
Graças a uma combinação ideal de potência, proteção e carga útil, SUPERAV Land garante maior capacidade de sobrevivência contra ameaças KE (Kinetic Energy), minas, bem como IEDs.
Seu teto modular reforçado é projetado para maximizar a compatibilidade com diferentes torres não tripuladas, permitindo maior proteção para a equipe embarcada e garantindo maiores volumes internos e melhor ergonomia.
O SUPERAV Land foi projetado para receber diferentes equipamentos especificados pelos Governos dos clientes, portanto pode receber para integração equipamentos mobiliados pelo contratante, incluindo torres, rádios, sistema de gerenciamento de baterias, intercomunicadores e contra-medidas eletrônicas.
O veículo é extremamente adaptável para ser implantado em variantes como APC – Armoured Personnel Carrier, CP – Posto de Comando, IFV – Veículo de Combate à Infantaria e ARV – Veículo de Recuperação Blindado.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

1 Comment

  1. Caiafa, será que esse MTV interessa ao EB como um complemento ao LMV?

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA