COBERTURADESTAQUE

IAI apresenta o REX MK II, seu novo veículo terrestre não tripulado multimissão

A IAI (Israel Aerospace Industries) apresentou o REX MK II, a mais nova plataforma terrestre não tripulada, destinada a manter a segurança das tropas em circunstâncias complexas, na mostra DSEI (Defense and Security Equipment International), em Londres, realizada entre os dias 14 e 17 setembro.

O REX MK II, já vendido para clientes em todo o mundo, é um veículo terrestre não tripulado adaptado a uma variedade de missões, com capacidade para manobras avançadas e transporte de até 1,3 tonelada de carga.

A nova plataforma elétrica híbrida, com tração nas quatro rodas, apoia as forças de combate na coleta de inteligência, fornecendo suporte logístico e apoio na execução de ataques remotos. Se trata de um veículo terrestre, com recursos de comando e controle autônomos, que pode ser operado por um único operador por meio de comunicação sem fio.

Apoio, inteligência e ataque

O REX MK II multimissão destina-se a apoiar as forças terrestres de infantaria em vários estágios do combate. Isso inclui o fornecimento de assistência logística às tropas, levando suprimentos de munição, equipamentos médicos essenciais, água e alimentos, bem como evacuando o pessoal ferido em macas. O sistema também pode coletar inteligência por meio de um sistema de consciência situacional que incorpora sensores eletro-ópticos e radar.

O REX MK II também permite a realização de ataques usando sistemas de armas controlados remotamente, incluindo uma metralhadora 7.62 mm, uma metralhadora pesada calibre 0.50, e uma plataforma multimissão e multiuso para apoiar missões adicionais com base nas necessidades das tropas.

O novo REX MK II se junta a outras plataformas operacionais não tripuladas desenvolvidas pela IAI, incluindo o Jaguar, uma plataforma terrestre não tripulada para defesa de fronteiras, coleta de inteligência e execução de ataques; o RobARC, uma plataforma operacional não tripulada para descobrir e destruir dispositivos explosivos subterrâneos e no nível do solo; o Robattle, plataforma operacional robótica terrestre com alta manobrabilidade, que realiza missões complexas em condições difíceis, com rapidez e segurança; e o RobDozer, uma escavadeira não tripulada destinada a realizar missões complexas de engenharia militar em zonas de perigo.

Zvika Yarom, Diretor Geral da Divisão Terrestre da IAI, disse: “A necessidade de apoiar as forças terrestres no campo para realizar várias missões, ao mesmo tempo em que minimiza as ameaças à vida dos soldados, está no cerne de nossos valores aqui na Israel Aerospace Industries. Este sistema é resultado do aproveitamento da nossa experiência de décadas com UAVs [sigla do inglês Unmanned Aerial Vehicle, veículo aéreo não tripulado] para implementação dos veículos terrestres. As plataformas terrestres não tripuladas da IAI estão em uso, operando ao longo das fronteiras de Israel e em diferentes unidades de combate, bem como em outros locais ao redor do mundo. Estamos experimentando um aumento na demanda de clientes por plataformas terrestres não tripuladas.”

Com o uso de tecnologias avançadas, os sistemas da IAI podem reconhecer ameaças, empregar medidas de defesa ativas e passivas e dar suporte aos “sensor-to-shooter loops” em tempo real e de forma autônoma (pressionando o gatilho no lugar de um soldado).

O conceito da Divisão Terrestre da IAI é baseado em três princípios:
1. Consciência situacional,

  1. Sobrevivência,
  2. Letalidade.

O Grupo ELTA da IAI, conhecido como a casa da Inteligência e do Radar de Israel, está desenvolvendo sistemas estratégicos inovadores, como aeronaves de missão, matrizes cibernéticas nacionais, plataformas terrestres não tripuladas e robóticas, defesa contra UAVs, sistemas de segurança interna e muito mais.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA