COBERTURADESTAQUETERRAVÍDEO DO DIA

Guerra na Ucrânia: Munição de 35 mm para Gepard 1A2 virá da Noruega

O Governo da Alemanha resolveu o problema da falta de munições para os blindados sob esteiras antiaéreos “Gepard” a serem transferidos para as Forças Armadas da Ucrânia, segundo informou o periódico semanal Der Spiegel.
A munição necessária será produzida em fábricas na Noruega.
Os novos lotes de munição 35mm  devem ser testados no campo de tiro do Bundeswehr em Putlos (Schleswig-Holstein) já na próxima semana.
Anteriormente, havia problemas com o fornecimento, pois apenas um pouco menos de 60.000 cartuchos de 35 mm estavam disponíveis nos estoques das reservas estratégicas alemãs, e apenas para ações de treinamento em tempo de paz.
A própria existência de Gepards e Leopards 1 nesses estoques foi uma surpresa, já que o mercado acreditava não haver mais desses blindados estocados na Alemanha.
A invasão da Ucrânia pela Rússia serviu para mostrar ao mundo que nenhum País dá informações exatas sobre seus recursos militares, ativos ou em reserva, e não seria diferente com os alemães.
KMW GEPARD 1A2

Cada unidade KMW Gepard pesa 47 toneladas e meia, tem quase 4 metros de altura e cerca de 8 metros de comprimento.

Estão armados com dois canhões antiaéreos Oerlikon de 35 milímetros que operam em conjunto com radares de aquisição de alvo e direção de tiro, ou seja, que traqueiam (acompanham) o alvo mesmo se ele desviar.

Estes canhões estão montados em uma torre giroestabilizada sobre o chassi do Leopard 1, carro de combate principal de batalha (MBT) que o Brasil já possui, conferindo comunalidade na logística (suprimentos) e manutenção.

O sistema foi adquirido como parte do Plano Estratégico Defesa Antiaérea do Exército Brasileiro, sendo capaz de abater mísseis, aviões, helicópteros, veículos aéreos não tripulados, foguetes e morteiros a até 5 km de distância e 3 mil metros de altura.

FOTO: ROBERTO CAIAFA

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA