COBERTURADESTAQUE

Forças Armadas intensificam ações de apoio à saúde em Manaus (AM).

O Ministério da Defesa (MD) informa que, no contexto da Operação Covid-19, tem convergido todos os esforços para realizar ações em apoio à saúde no estado do Amazonas e, em especial, da cidade de Manaus, atuando em estreita coordenação com o Ministério da Saúde e com o Governo do Estado, de forma a assegurar o mais rápido e tempestivo apoio às necessidades identificadas pelas autoridades sanitárias.

No momento, as Forças Armadas estão executando três ações principais: transporte de oxigênio para Manaus, apoio à transporte de pacientes para outras cidades, transporte e montagem de módulos de hospitais de campanha.

Transporte de oxigênio

Desde a sexta-feira passada (8), aviões C-130 (Hércules) da FAB vêm transportando oxigênio para capital do Amazonas.

Já foram transportados, inicialmente, mais de 350 cilindros de oxigênio gasoso de 70 Kg.

A partir de quarta-feira (13), passaram a ser transportados, também, mais 36 reservatórios de oxigênio líquido de 1.500 HP da White Martins, a uma média de seis por dia, de Guarulhos (SP) para Manaus.

Destaca-se que o transporte de oxigênio líquido, apesar de demandar medidas adicionais de segurança, permite um aproveitamento bem maior que o gasoso, uma vez que cada litro de oxigênio líquido corresponde, em média, a 860 litros de oxigênio gasoso.

As ações devem continuar, pelo menos, até o próximo domingo (17).

Na madrugada desta sexta-feira (15) uma aeronave pousou na capital amazonense transportando seis cilindros de oxigênio líquido, totalizando 9.300 kg de carga.

O trabalho prossegue com previsão de novos transportes.

Apoio ao transporte de Pacientes 

As Forças Armadas iniciaram, também nesta sexta-feira (15), o transporte de pacientes, com sintomas leves da Covid-19, para outras cidades, conforme as demandas identificadas pelas autoridades sanitárias.

Já estão disponíveis em Manaus dois aviões C-99 da FAB para a realização das evacuações, que serão sempre acompanhadas por equipes de saúde.

Na manhã desta sexta-feira (15) foi realizado o transporte de pacientes de Manaus para Teresina (PI).

Transporte e montagem de módulos de hospital de campanha

Nesta semana, as Forças Armadas transportam módulos de hospital de campanha para reforçar o atendimento de saúde ao público em Manaus.

O transporte dos módulos é feito do Rio de Janeiro e do Recife, em aeronaves KC-390.

Inicialmente, eles serão montados no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz para ampliar a capacidade de atendimento.

A previsão é de que esse hospital tenha a sua capacidade aumentadas em 57 leitos.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA