COBERTURADESTAQUETERRA

Finlândia entra na disputa por veículos blindados 8×8 do Exército Brasileiro

Tem chamado a atenção nos círculos militares brasileiros o crescente interesse da Finlândia em diferentes programas estratégicos das Forças Armadas do Brasil.

O mais novo projeto no radar dos finlandeses é a aquisição de viaturas blindadas de combate de Cavalaria (VBC-Cav) pelo Exército Brasileiro, cuja Consulta Pública (RFI nº 01/2021) foi publicada em março deste ano.

O projeto tem como objetivo adquirir entre 98 (noventa e oito) e 221 (duzentos e vinte uma) Viaturas Blindadas de Combate de Cavalaria, sendo 02 (duas) viaturas para o lote de avaliação, de forma compatível com as necessidades operacionais das unidades blindadas do Exército Brasileiro.

Fontes próximas ao projeto afirmam que a Finlândia tem se movimentado em diferentes frentes nos últimos anos no Brasil, entre as quais encontram-se o disputado leilão de tecnologia 5G (NOKIA), ações, meios e tecnologias de segurança cibernética para o Estado e participação intensa nos projetos da Marinha e Exército.

No final de 2020, o Ministério da Defesa brasileiro comprou um microssatélite do tipo SAR (Radar de Abertura Sintética), por R$ 170 milhões, da finlandesa ICEYE.

A empresa finlandesa é a líder mundial em tecnologia de radar de abertura sintética de pequenos satélites (SAR).

Da sede da Nokia do Brasil em São Paulo, o ministro das Comunicações brasileiro fez, no último dia 9 de abril, a primeira vídeo-chamada utilizando a tecnologia 5G standalone da América Latina.

A ligação foi para o presidente da República, que estava no Palácio do Planalto em Brasília.

No início deste ano, uma delegação multiministerial brasileira visitou a Finlândia para discutir oportunidades de colaboração em tecnologias 5G e 6G, mais a crescente demanda pela digitalização e comunicação de missão crítica (forças armadas e forças de segurança).

Uma carta de intenções foi assinada com a agência de financiamento da inovação finlandesa Tekes.

Brasil e Finlândia assinaram, em 2015, um Memorando de Entendimento (MoU) nas áreas de pesquisa, apoio logístico e aquisição de produtos e serviços de defesa.

Patria AMV XP Tank Destroyer

Em uma guerra moderna e em um ambiente complexo, a necessidade de veículos sobre rodas extremamente móveis, blindados e com alto poder de fogo está aumentando.
O Patria AMV (Veículo modular blindado) é um veículo militar multifuncional 8×8 fabricado pela empresa finlandesa Patria.
A principal característica do AMV é o seu design modular, que permite a incorporação de múltiplas torres, armas, sensores ou sistemas de comunicação no mesmo veículo.
Os projetos do Patria AMV incorporam diversas variantes, como versões APC (transporte de pessoal blindado) e IFV (veículo de combate à infantaria), versões de comunicação, ambulâncias e várias versões de suporte de fogo armadas com sistemas de morteiros e sistemas de armas de grande calibre.
Este veículo tem um excelente nível de proteção contra minas e pode suportar explosões de até 10 kg (22 lb) de TNT.
O AMV possui um nível de proteção standard que resiste até aos impactos das munições de 30 mm APFSDS no arco frontal.
Outra característica notável é a excelente mobilidade (combinando velocidade, agilidade e conforto da tripulação) em terrenos acidentados, com uma suspensão hidropneumática sofisticada, porém robusta, que ajusta cada roda separadamente.
Em 2013, a Patria lançou uma nova versão do conceito AMV, o Patria AMV XP, que significa Carga Útil Extra, Desempenho Extra e Proteção Extra.
O Patria AMV XP é um veículo blindado sobre rodas modular de última geração, de alto desempenho e robusto, que oferece proteção e mobilidade superiores.
A família de combate AMV XP adquiriu experiência em várias operações e missões de manutenção da paz/gerenciamento de crises nos últimos anos.
O veículo conta com uma tripulação de quatro pessoas, o motorista no casco e três outros tripulantes, comandante, artilheiro e remuniciador na torre (versão desprovida de carregador automático).
Os blindados sobre rodas 8×8 Patria AMV XP fornecem o desempenho e as características de um veículo multirole concebidos para vencer em qualquer cenário, incluindo o combate urbano.
O AMV XP consegue ser eficaz em qualquer ambiente onde as forças blindadas precisem da melhor mobilidade, capacidade de sobrevivência e poder de fogo.
A finlandesa Patria está oferecendo em larga escala as variantes AMV XP para atender às necessidades específicas de possíveis clientes em todo o mundo, de desertos quentes até as exigentes condições árticas.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

5 Comments

  1. Tradução ou a Iveco entra com Centauro 2 ou ela perde essa competição aí eu me pergunto se o EB vai ter condição de comprar o centauro 2 responde aí caiafa

  2. Um forte concorrente mas vai ser difícil algum ganhar do Centauro II ou I da Iveco🤔🇧🇷

  3. RAPAZ OU A IVECO ENTRA COM O CENTAURO 2 OU ELA VAI PERDE ESSA COMPETIÇÃO

  4. Caiafa saiu umas notícias sobre o type 08 que a china ofereceu ao Brasil,e verídico essa notícia?

  5. Espero que não façam a burrada de comprar com o 105mm, 480mm nem fazem cócegas em alguns MBTs da América do Sul, imagina então contra os carros de combate mais avançados.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA