COBERTURADESTAQUETERRAVÍDEO DO DIA

Finlandesa Patria vai liderar o consórcio FAMOUS, com financiamento da Comissão Europeia, cujo objetivo é construir veículos armados da próxima geração.

A finlandesa Patria, como coordenadora industrial do consórcio FAMOUS (European Future Highly Mobile Augmented Armoured Systems), assinou com a Comissão Europeia o Acordo de Concessão (GA).

Este acordo de financiamento vale 9 milhões de euros e permite que o consórcio, que inclui 19 empresas líderes em defesa de toda a UE, inicie o trabalho de desenvolvimento da próxima geração de veículos blindados.

O início dos trabalhos do consórcio aconteceu oficialmente em 14 de dezembro de 2021, quando o programa foi lançado em conjunto com a #EuropeanCommission, representantes dos Estados-Membros participantes e empresas.

Entenda o FAMOUS

A finlandesa Patria lidera um consórcio da indústria de defesa como parte do Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial da Defesa (EDIDP), que é um programa industrial da União Européia (UE).
Como parte do EDIDP, o enfoque será nas Capacidades de Combate Terrestre (GCC) para desenvolver a próxima geração de plataformas blindadas e atualizar as existentes.
A Patria atua como coordenador industrial e formou um consórcio denominado FAMOUS (European Future Highly Mobile Incremented Armoured Systems) para executar o programa.
O consórcio inclui 20 empresas líderes de defesa de diferentes países da UE.
O EDIDP é um programa de desenvolvimento da indústria de defesa concebido para apoiar a competitividade e a capacidade de inovação da indústria de defesa da União Européia.
O EDIDP é o primeiro programa financiado pela UE a desenvolver capacidades de defesa, com um envelope financeiro de 500 milhões de euros.
A seleção para o programa EDIDP foi feita no final de Junho de 2021 e o início efetivo do projeto começa agora em dezembro.
O projeto Ground Combat Capabilities, liderado por Patria, terá a duração de dois anos.
O programa FAMOUS visa desenvolver tecnologias e desempenhos futuros que melhorem as capacidades de combate terrestre nas áreas da mobilidade, funcionamento híbrido, geração de energia e armazenamento de energia, tais como sistemas de segurança, consciência situacional, robótica, soluções C4I, sistemas de armas e soluções modernas de apoio ao ciclo de vida.
 “A Patria, como empresa internacional com conhecimentos únicos em defesa em terra, mar e ar, é a coordenadora do consórcio, liderando e coordenando o programa FAMOUS. Todas as 19 empresas, incluindo integradores de sistemas de combate terrestres, bem como empresas de média e pequena e média empresa de alta tecnologia, trarão ao projeto conhecimentos, tecnologias e know-how altamente complementares. Uma combinação abrangente de várias capacidades de sistemas terrestres de ponta irá melhorar substancialmente o desempenho e a tecnologia de plataformas blindadas”, afirmou Esa Rautalinko, Presidente e CEO da Patria.
“Este programa de desenvolvimento é valioso não só devido ao desenvolvimento de plataformas, mas também porque é uma abordagem única e inovadora para desenvolver áreas de tecnologia da próxima geração que podem ser utilizadas numa variedade de veículos e sistemas blindados. Estes conceitos podem ser rapidamente disponibilizados e implementados já durante o atual Quadro Financeiro Plurianual (QFP) em futuras arquiteturas de sistemas, bem como utilizados em futuros sistemas europeus de veículos blindados. O trabalho de desenvolvimento não é apenas financiado, mas que os produtos acabem por atingir a sua utilização efetiva. Esta abordagem conduzirá à unidade e, assim, aumentará a coerência, normalização e compatibilidade entre diferentes plataformas na UE”, diz Jussi Järvinen, Presidente da unidade de negócios de Patria’s Land.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA