COBERTURADESTAQUETERRAVÍDEO DO DIA

Exército do Japão visita a Guarnição de Santa Maria com propostas de parcerias.

Na última terça-feira, 23 de novembro, a Guarnição de Santa Maria recebeu a visita da Comitiva do Exército do Japão.

O objetivo foi conhecer o que o Exército Brasileiro oferece em tecnologias de defesa, simulação de combate e sistemas e materiais de emprego militar, com a finalidade de levantar subsídios para o estabelecimento de parcerias.

A atividade faz parte do Subprograma Forças Blindadas, inserido no Programa Estratégico do Exército Obtenção da Capacidade Operacional.

No mesmo dia, a Comitiva da Acquisition, Tecnology & Logistics Agency (ATLA), chefiada pelo General Satoru Ohashi, da Força Terrestre de Defesa do Japão, visitou a empresa KMW do Brasil.

Na sequência, estiveram no Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), onde foram demonstrados desde blindados históricos como o centenário Renault FT-17, o imponente Carro de Combate Osório, até os mais modernos como a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) Guarani, desenvolvida no Brasil.

Ainda no CI Bld, os militares japoneses verificaram as tecnologias de simulação de combate e parcerias desenvolvidas com o meio acadêmico, como a Modernização dos Dispositivos de Simulação BT-41.

No Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt 3ª RM), a autonomia de manutenção do Exército Brasileiro chamou a atenção da Comitiva japonesa, já que no Exército do Japão eles geralmente terceirizam esse tipo de trabalho.

Em entrevista, o General Ohashi declarou que ficou impressionado com a articulação que existe entre Exército Brasileiro, empresas e universidades. “Esperamos que daqui para a frente o relacionamento entre Brasil e Japão possa progredir nessa área de cooperação”, disse.

O General de Brigada Marcelo Carvalho Ribeiro, Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), recepcionou a Comitiva e considera que a importância dessa visita de prospecção está no interesse pela frota blindada brasileira e na transferência de tecnologias. “Pela nossa estratégia nacional de defesa, somos desafiados a buscar soluções. Nesse sentido, o Exército japonês vem bem aberto à interação e à transferência tecnológica”, avaliou, General Ribeiro.

Forças Blindadas

O Subprograma Forças Blindadas propõe alternativas para atualizar as organizações militares do Exército Brasileiro com meios blindados necessários para a obtenção e manutenção de capacidades operacionais adequadas.

Dentre os objetivos, está contribuir com a prontidão operacional e capacidade dissuasória da Força Terrestre para as próximas décadas, permitindo sua atuação efetiva segundo a concepção da Estratégia Nacional de Defesa.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA