COBERTURADESTAQUETERRA

Exército Brasileiro prepara entrada em serviço do veículo leve Iveco LMV

Mais uma etapa do Projeto de Obtenção da Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas (VBMT-LSR) 4×4 foi concluída no dia 30 de junho de 2021 com a entrega, pela Diretoria de Fabricação (DF), do primeiro blindado IVECO LMV no Centro de Avaliações do Exército (CAEx) para avaliação dos requisitos operacionais, técnicos e logísticos do protótipo, no âmbito do Programa Estratégico Guarani.

O transporte do veículo foi feito por viatura prancha do 17º Batalhão Logístico Leve de Montanha escoltada pelo 1º Batalhão de Polícia do Exército. O comboio partiu do  4º Depósito de Suprimentos (4º D Sup), situado em Juiz de Fora (MG).

Todo o planejamento da avaliação foi elaborado em coordenação entre a DF, o CAEx e a empresa fabricante (Iveco Defense Vehicles) com o objetivo de otimizar os prazos e os custos da avaliação para permitir que a viatura seja distribuída à tropa no mais curto prazo.

Na próxima semana de julho será dado início à capacitação do pessoal que irá operar a viatura durante os testes e ensaios.

Iveco LMV

O Iveco LMV entregue ao CAEx está equipado com estação remotamente operada de armamento Remax, da Ares Aeroespacial e Defesa.

O veículo tem motor FPT Industrial de 190 cv e transmissão automática, aprimorando a condução e o desempenho em condição off-road. A viatura tem também um robusto sistema de filtragem de ar para o motor.

Um novo sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP), capaz de trabalhar em condição off-road, melhora a segurança da condução, bem como a mobilidade em terrenos irregulares. O sistema de suspensão independente foi projetado para aprimorar a mobilidade em qualquer tipo de terreno, combinado com pneus off-road e sistema automático de calibragem.

O design da célula da guarnição foi desenvolvido especialmente para transportar com segurança até cinco militares totalmente equipados, com mochilas, armamento e equipamentos pessoais.

O layout interno proporciona ótima ergonomia para a guarnição além de incorporar um painel digital de última geração. A proteção balística é reforçada com a utilização de novos materiais na estrutura da carroceria.

O Exército Brasileiro recebeu a primeira das 32 novas viaturas Iveco LMV-BR em maio último. O modelo é montado na planta da marca italiana em Sete Lagoas (MG) a partir de um contrato assinado em 2019.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA