COBERTURADESTAQUETERRAVÍDEO DO DIA

Eslováquia vai de Patria AMV 8×8 com significativa participação de empresas nacionais.

A primeira reunião oficial sobre o envolvimento de empresas de defesa eslovacas no Programa para Obtenção de Veículos Blindados de Combate 8×8 para as Forças Armadas da Eslováquia ocorreu nas instalações da empresa estatal KONŠTRUKTA Defense com a participação de representantes da empresa finlandesa Patria Land Systems, fabricante do blindado 8×8, e empresas eslovacas interessadas.

No âmbito do programa, a Eslováquia vai adquirir pelo menos 76 veículos blindados Patria 8×8. Bratislava planeja investir cerca de 332,2 milhões de euros (US$366,3 milhões) em novos veículos 8×8, de acordo com o estudo de viabilidade.

Segundo o Ministro da Defesa da Eslováquia, Jaroslav Naď “Com o objetivo de um envolvimento real das empresas eslovacas no processo de produção de veículos blindados para as forças armadas, insistimos que parte do projeto fosse implementado por empresas eslovacas, pelo menos 40% do contrato. Não só atingirmos este limite, como o ultrapassamos. Desta forma, devolveremos à nossa economia uma parte significativa dos investimentos em equipamentos muito necessários para os soldados”.

Jaroslav Naď acrescentou que a lista de subcontratados eslovacos não está fechada e o ministério acredita ser possível maximizar ainda mais a participação de empresas da Base Industrial de Defesa Eslovaca.

Devido às intensas negociações, o ministério espera assinar os contratos referentes ao Pátria 8×8 já em julho de 2022.

O contratante principal neste projeto será a sociedade anônima estatal KONŠTRUKTA – Defense, pois “Isso é um reflexo do acordo governo-governo, portanto, o governo eslovaco quer ter controle claro sobre todo o projeto através da sociedade anônima estatal. Esta solução também significa segurança de abastecimento para as Forças Armadas da República Eslovaca”, explicou o Ministro J. Naď.

CONSTRUÇÃO – O Ministério da Defesa da Eslováquia será responsável pela gestão do projeto e cooperação com outras empresas eslovacas, empreiteiros e subempreiteiros.

Esta forma de ramificação da cooperação garantirá o fluxo de benefícios do projeto para as empresas em toda a Eslováquia.

Além do grau de envolvimento do Ministério da Defesa, depende também da redistribuição regional de trabalho e benefícios diretamente às regiões.

Štefan Škultéty, CEO da sociedade anônima estatal DMD Group, que inclui o principal contratante do projeto – Konstruktta Defense, mas também a ZŤS Špeciál e a ZVS Holding, enfatizou que esses processos abertos trazem três aspectos importantes para o projeto – transparência, experiência e segurança de fornecer. “Queremos trazer esse conhecimento e experiência em outro projeto futuro, que são veículos de combate rastreados (autônomos). O envolvimento de uma força de trabalho de valor agregado também é muito importante” , disse.

A KONŠTRUKTA – Defesa, pois irá, além da gestão do projeto, também assegurar a produção de peças individuais do veículo 8×8, área de combate, integração, montagem e ainda será responsável pelos testes finais, entrega do veículo e seu posterior serviço.

Um grande fornecedor também será a empresa CSM Industry, que fornecerá chassis ou soldagem de peças e componentes.

A Aliter Technologies garantirá a instalação e integração do sistema de comunicação.

A blindagem para o veículo será fornecida pela Winfa, enquanto a EVPÚ caberá o desenvolvimento, produção e integração da torre e sistema de armas.

O armamento dos 8×8 eslovacos deverá ser um canhão de 30 mm (automatic gun NATO Standards) 2A42 fornecido pela empresa ZŤS Špeciál.

A empresa Virtual Reality Media vai garantir o desenvolvimento e entrega de simuladores, e a produção de munição para os veículos ficará a cargo da empresa ZVS Holding.

Até agora, a última das empresas envolvidas no projeto na primeira linha é a Ray Service, conhecida no campo da eletromecânica, unidades de controle e outros componentes eletrônicos e de cabos.

As viaturas ambulância serão entregues primeiro às forças armadas – no prazo de 8 meses após a assinatura dos contratos relevantes.

Posteriormente, dentro de cerca de 12 meses do contrato, as Forças Armadas também receberão os primeiros veículos de combate.

Na primeira fase do contrato, um total de 76 veículos blindados de combate 8×8 serão entregues às Forças Armadas da República Eslovaca.

O envolvimento da base industrial de defesa eslovaca no projeto 8×8 será muito complexo.

Veículos de combate blindados modernos como os Patria 8×8 podem gerar uma história de longo prazo e sucesso para a indústria de defesa eslovaca.

O Governo da República Eslovaca anunciou a Patria Land Systems como vencedora do concurso para o programa BOV 8×8 no final de março de 2022.
A Patria fornecerá à Eslováquia, inicialmente, 76 veículos blindados sobre rodas 8×8, bem como contribuirá para a criação de novos empregos nas regiões com taxas de desemprego atualmente elevadas.
A decisão do governo foi baseada em propostas apresentadas no final de 2021, assim como em testes de veículos e sistemas de armas realizados em fevereiro de 2022.
A oferta da Patria foi a melhor resposta aos requisitos.
“A Patria é conhecida por seus bem-sucedidos programas de transferência de tecnologia e está totalmente focada na segurança do abastecimento e na cooperação a longo prazo com a Eslováquia. As Forças Armadas da República Eslovaca receberão veículos blindados AMVXP 8×8 Patria de última geração, modulares, de alto desempenho e robustos, que têm sido usados com sucesso, já há décadas em diferentes versões em várias missões da UE e da OTAN por muitos clientes da OTAN e de países não pertencentes à OTAN”, afirmou a época Hugo Vanbockryck, Vice-Presidente Sênior para a Área de Mercado Europa em Patria.
Através do programa BOV 8×8 Patria também contribuirá para o desenvolvimento da indústria eslovaca de engenharia e defesa com experiência e inovações de primeira linha.
Ao envolver as indústrias eslovacas localmente no programa, Patria criará novos empregos, seja diretamente nas empresas parceiras ou com seus fornecedores ou subempreiteiros.
O programa BOV 8×8 também influenciará as oportunidades educacionais e a economia das regiões.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA