COBERTURADESTAQUEVÍDEO DO DIA

ENTREVISTA ALÉM DO HORIZONTE com GUSTAVO HISSI da IACIT, Radares RMT 0200/OTH 0100 (CEMADEN/DEFESA)

O diretor de Marketing e Vendas da IACIT, Gustavo de Castro Hissi, explica a tecnologia que envolve o RMT 0200 e o pioneirismo do Brasil nesse segmento.

Castro também fala sobre o OTH Radar, um sensor de Defesa essencial para o Brasil.

Radar RMT 0200: Tecnologia desenvolvida pela IACIT O RMT 0200 é o primeiro radar meteorológico de dupla polarização em estado sólido desenvolvido e fabricado no Brasil, e foi classificado como PED (Produto Estratégico de Defesa) pelo Ministério da Defesa, em 2019.

O radar da IACIT, desenvolvido com tecnologia própria, conta com sistema de transmissão totalmente em estado sólido (modulador e amplificador), gerando diversos benefícios, entre eles a redução do consumo de energia e menor poluição eletromagnética.

RADAR OTH: A tecnologia nacional IACIT adota o conceito de OTH-HF SW (Surface Wave), que se propaga ao longo da curvatura, para a detecção de alvos, tornando-o um sistema exclusivo e diferenciado.

Operando na faixa de HF, o OTH 0100 é capaz de monitorar além do horizonte no ambiente marítimo, até 200 MN (370Km), o que corresponde a cobrir a nossa Zona Econômica Exclusiva (ZEE).

Utilizando o Pulso-Doppler como forma de onda, o feixe de transmissão angular fornece cobertura simultânea de 120° em azimute.

Esse conceito garante a rastreabilidade de uma área maior (aproximadamente 143 mil Km2), já que os sensores fazem uma varredura seguindo a curvatura da Terra, desse modo, se torna mais eficiente que os radares convencionais que têm o alcance limitado pela linha de visada direta (LOS – Line Of Sight).

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA