ARCOBERTURADESTAQUEVÍDEO DO DIA

Em sua primeira visita ao Brasil, Airbus Beluga estacionará no hangar de manutenção da Azul  

Pousou no aeroporto de Viracopos, nesta segunda (25), um dos mais exóticos aviões do mundo: o Airbus Beluga.

Esta é a primeira vez que a aeronave visita a América Latina, como parte de uma missão para transportar um moderno e avançado helicóptero Airbus H-160 que será montado nas instalações do hangar de manutenção da Azul, em Campinas.

Para recepcionar o ilustre visitante, um evento reuniu autoridades e executivos da Airbus e da Azul para acompanharem e registrarem o inédito pouso do Beluga no aeroporto de Viracopos.

O hangar, um dos maiores e mais modernos da América Latina, tem hoje cerca de 360 tripulantes que atuam em três linhas de manutenção ativas: duas responsáveis pelos checks completos nas aeronaves A320, A321 e A330 (NEO/CEO), e outra dedicada à instalação de wi-fi e Tv a bordo nas aeronaves.

As linhas de manutenção, por sua vez, atuam em duas frentes: a manutenção pesada que acontece dentro de um período de tempo, calendário, horas voadas e pousos, e as paradas especiais.

A primeira acontece quando uma aeronave precisa passar por um heavy check, ou seja, uma manutenção técnica de maior complexidade por conta do tempo voado do avião, pela quantidade de pousos realizados ou até mesmo pelas horas de voo já cumpridas.

Já a linha dedicada por cuidar da frota nas chamadas paradas especiais realiza tarefas não programadas quando, por exemplo, há a necessidade de uma troca no motor de um avião ou de execução de recuperação estrutural da aeronave.

O Hangar de Campinas está apto a realizar paradas especiais de todos os aviões da frota, mas as manutenções pesadas contemplam apenas os modelos A320 e A330.

“O hangar tem um significado muito especial para a Azul, pois é um espaço onde nós não só estacionamos as nossas aeronaves para vistorias, como também realizamos diversas tarefas das mais diferentes complexidades. Em mais de dois anos de operação, o nosso hangar cresceu não só em número de Tripulantes, mas também em tarefas, que só foram possíveis pela estrutura e modernidade que implantamos. Receber uma aeronave do tamanho e do porte do Beluga e ceder as instalações para montagem de um dos modernos helicópteros já lançados demonstra a qualidade e importância do nosso espaço”, destaca Flávio Costa, vice-presidente Técnico da Azul.

Hangar da Azul em números 

· 35.000 m² de área

· 335 Tripulantes

· 7 oficinas

· 4 aeronaves modificada para Cargo Classe F

· 32 instalações de Wi-Fi / STV a bordo (23 Airbus e 9 E2)

· 58 heavy checks

· 267 minor checks alterar o número de minor checks

· 329 mil horas de serviço

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:AR