DESTAQUEENTREVISTA

Retrospectiva 2020: Tupan 300, o drone VTOL furo de reportagem!

Tupan 300, o primeiro drone VTOL do Brasil

Turbomachine e SIATT apresentam projeto

As empresas brasileiras Turbomachine (propulsão) e SIATT (design geral e sistemas de missão embarcados) anunciaram o projeto do Tupan 300, o primeiro de uma família de drones com diferentes pesos, dimensões e performances, equipados com propulsores elétricos (ducted-fan) ou jato (turbofan) de configuração basculante VTOL, ou seja, pouso e decolagem na vertical.

A fuselagem com design avançado deverá receber quatro propulsores, resultando em um drone rápido para seu tamanho e perfil aerodinâmico e com grande alcance. A brasileira Turbomachine (anteriormente Polaris) trabalha no desenvolvimento e produção de turbinas para mísseis de cruzeiros, drones, alvos aéreos e pequenas aeronaves, dependendo apenas dos requisitos do cliente.

Focada em pesquisa, inovação e desenvolvimento de produtos, atua principalmente nas áreas de turbinas a gás e combustão assistida de plasma. Fundada em 2008 pelo engenheiro aeronáutico Carlos Alberto Pereira Filho, conta com uma equipe experiente de engenheiros e técnicos.

A SIATT Engenharia, Indústria e Comércio Ltda fornece, no caso do Tupan 300, todos os sistemas de missão, incluindo a navegação, integração de sensores, piloto automático e comunicações entre o drone e seus operadores.

A empresa atua, desde 2015, no projeto, desenvolvimento e fabricação de eletrônica embarcada, sistemas integrados de alto teor tecnológico, armamentos inteligentes (mísseis, bombas guiadas) integração de armamentos inteligentes a plataformas (aeronaves, tanques, navios, viaturas terrestres), radares e outros tipos de sensores, sistemas e equipamentos aviônicos, sistemas de comunicação segura e de comando & controle e subsistemas e equipamentos para veículos lançadores de satélites.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

2 Comments

  1. Grande Caiafa!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:DESTAQUE