COBERTURADESTAQUETERRA

Consórcio Iveco – Oto Melara assina contrato para o novo VBM Plus do Exército Italiano

O Consórcio Iveco – Oto Melara (CIO) anuncia a assinatura de um contrato para o fornecimento de 14 VBMs Porta-morteiros, 26 VBMs Postos de Comando (13 na Unidade Tática e 13 na Unidade de Comando), além de seis veículos de resgate e recuperação “10×10”.
Assinado em 30 de dezembro de 2021, na Secretaria de Defesa (Segredifesa) pela Diretoria de Armamentos Terrestres, o contrato vem como parte do fornecimento contínuo (“Fase 2”) de Veículos Blindados Médios para a Segunda Brigada Média do Exército Italiano.
O acordo também inclui um upgrade para a versão “PLUS” da plataforma VBM, bem como suporte logístico integrado de longo prazo para todas as plataformas compradas.
A versão VBM Combat “PLUS” terá alterações tanto no veículo quanto na torre.
As mudanças no veículo incluem atualização na tecnologia utilizada no motor, levando-o de 550 HP para 660 HP, pronto para um futuro sistema de tração híbrida-elétrica, e upgrades para o driveline, aumentando o potencial de crescimento em até 15% em comparação com os níveis atuais.
No que diz respeito à torre, a Leonardo está atualizando o sistema de controle de tiro com a introdução de componentes eletrônicos de última geração capazes de interligar os novos sistemas de detecção e de mira óptica digital “Janus D” e “Lothar D”.
O contrato também inclui o fornecimento de um novo sistema de interfone digital e um ICS totalmente atualizado com rádio SDR VQ1 de quatro canais, bem como o novo Sistema de Comando e Controle C2D/N Evo, ambos desenvolvidos pela companhia italiana.
O novo VBM PLUS distingue-se pelo aumento da mobilidade, letalidade e C4I integrado, permitindo que o Exército italiano enfrente os desafios dos próximos anos com um veículo verdadeiramente de última geração, integrado à arquitetura centrada na rede do campo de batalha digital.
O veículo também será equipado com a tecnologia Galileo PRS desenvolvida na Itália como parte do sistema de navegação por satélite seguro da União Europeia.
Isso significa que o VBM será equipado com um recém-desenvolvido receptor de satélites, o primeiro do seu tipo capaz de receber serviços seguros de navegação por satélite tanto dos sistemas GPS dos EUA quanto da Constelação Europeia Galileo PRS.
As plataformas Iveco Defense Vehicles Recovery and Rescue possuem tração integral acima de 5 eixos, com três eixos de direção, o motor 680 HP Cursor 16 da FPT Industrial e uma cabine de design novo que oferece os mais altos padrões de proteção da tripulação.
Estes veículos podem levantar e mover cargas de até 25t de uma plataforma estável e recuperar veículos quebrados, danificados ou capotados com peso total de até 32t.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA