COBERTURADESTAQUEMAR

Como é testado o modelo escala do PANG, o novo porta-aviões nuclear francês!

A Marinha da França no século XXI continua um instrumento político e diplomático criado para defender os interesses franceses, tal como no ano de 1626, quando foi criada.

Sua Nau-Capitânea, o porta-aviões nuclear Charles de Gaulle, deverá ser substituído em 2038 pelo Porta-Aviões de Nova Geração ou PANG, também nuclear.

Acompanhe a reportagem de Roberto Caiafa sobre os testes com o casco em escala do PANG.

Os testes começam no maior tanque de reboque da Europa e um dos maiores do mundo, que faz parte do DGA Hydrodynamics.

O Tanque de reboque B600 tem pouco mais de 600 metros de comprimento, 15m de largura e 7m de profundidade. É o mais longo da Europa e um dos mais modernos do mundo, pois foi inaugurado em 2004.

É utilizado para realizar testes de resistência ao movimento para a frente, seja com modelos rebocados ou autopropelidos em escala, em mar calmo ou agitado. O B600 também é usado para estudar a navegabilidade de uma embarcação em ângulos de inclinação elevada ou inclinação.

O B600 pode criar diferentes tipos de ondas e ondulações, incluindo ondas traiçoeiras. Dependendo da escala do modelo, o B600 pode simular ondas de até 30m de altura. Isso é usado para observar o impacto das ondas no casco, superestruturas e hélices da embarcação. Os resultados desses testes são dimensionados usando as leis de afinidade para compreender os efeitos das ondas reais em navios de grande escala.

O B600 está equipado com uma plataforma móvel de 120 toneladas que pode se mover a velocidades de até 12m / seg, permitindo a simulação de toda a gama de velocidades militares (até 60 nós para veículos pequenos ou armas submersas).

Outra instalação é o tanque de ondas de 32m por 10m usado para simular o comportamento do swell (balanço sobre as ondas) em um navio de superfície (ou submarino na profundidade do periscópio) em movimento lento (ou imóvel). O tanque de ondas pode criar várias ondas complexas, incluindo ondas axiais e não paralelas, ondas regulares ou irregulares, de uma única ou múltipla direção, até ondas fortes, chamadas de “splash” pelos engenheiros.

Já o Grande túnel hidrodinâmico está equipado com uma instalação dedicada ao estudo da discrição hidroacústica e da cavitação.

Esta instalação tem cerca de 75 m de comprimento e 15 m de altura. A água pressurizada é injetada em alta velocidade por bombas axiais alimentadas por uma fonte de alimentação de 2 MW. A seção de permite atingir uma velocidade máxima de fluxo de 20m / s e são fechadas, sem acesso aéreo. Eles podem acomodar um modelo submarino da parte submersa do casco de um navio. Esse equipamento é usado para testar as hélices projetadas para os navios e submarinos da Marinha francesa. O objetivo principal é estudar a assinatura acústica de origem hidrodinâmica: cavitação, ruído irradiado, ruído hidrodinâmico, etc.

O próximo passo são os testes no Lago Castillon, mas aqui o modelo do casco do PANG é automotor e não rebocado, e tem 10 metros de comprimento. A instrumentação instalada a bordo permite ao modelo passar por simulações digitais. Assim os engenheiros podem estudar sua trajetória, seu comportamento, a geometria de seu casco, suas paradas de emergência.

O lago Castillon foi escolhido por ser muito liso, e sua topografia o torna protegido do vento. Mas o clima na maioria do tempo não é muito bom para o modelo em escala 1/30 do PANG.

Duas semanas de presença devem ser planejadas para se obterem dois dias de trabalho real e os respectivos dados. Os hélices em escala que impulsionam este modelo, críticos do ponto de vista da segurança, são escondidos dos curiosos e existe um esquema especial de segurança que é acionado quando o casco está no lago para ser testado.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA