COBERTURADESTAQUETERRA

Companhia de Comando da 4ª RM realiza formatura comemorativa com a presença de seus Veteranos

A Companhia de Comando da 4ª Região Militar sediada em Belo Horizonte, comemorou no dia 15 de outubro de 2021 seus setenta e cinco anos de existência.

O evento contou com o desfile da saudade composto por antigos integrantes da Organização Militar.

O pelotão de antigos integrantes foi comandado pelo Cel MOTINHA, antigo comandante da companhia em 2008-2009, sendo atualmente o Chefe do Estado-Maior do Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, em Juiz de Fora.

Confira abaixo o Histórico da Companhia que foi lido em formatura pelo Presidente da AMIFA, Sgt R/1 WALFREDO RODRIGUES.

Histórico da Cia C/ 4ª RM

A história da Companhia de Comando da 4ª Região militar se mescla, por vezes, com a história da própria Região Militar, sendo criada em 09 de outubro de 1946, por ordem, do Senhor General de Divisão Renato Paquet, então Comandante da Região Militar, como forma de aprimoramento da gestão do efetivo de praças que compunham o contingente do Quartel General.

A subunidade, recém-criada, teve como primeiro nome Companhia do Quartel General da 4ª Região Militar, e foi instalada no edifício da Rua Mariano Procópio, em Juiz de Fora/MG.

Em 1975, após efetivada a transferência da 4ª Divisão de Exército para Belo Horizonte/MG, a subunidade foi renomeada e teve seu efetivo dividido em Companhia de Comando da 4ª DIVISÃO DE EXÉRCITO – com sede em Belo Horizonte – e em Companhia de Comando da 4ª REGIÃO MILITAR – com sede em Juiz de Fora.

Posteriormente, em 8 de dezembro de 1995, foi criado o Comando da 4ª Região Militar / 4ª Divisão de Exército. Assim, tanto a subunidade localizada em Belo Horizonte, quanto aquela sediada em Juiz de Fora foram reunificadas, passando a ser denominada como Companhia de Comando da 4ª Região Militar / 4ª Divisão do Exército, com sua sede já nesta capital.

Finalmente, em 19 de fevereiro de 2009, o Decreto Número 6.784 confere a atual denominação desta OM, como, COMPANHIA DE COMANDO DA 4ª REGIÃO MILITAR.

Nos últimos anos, a Companhia de Comando participou, efetivamente, das Operações em apoio a Copa das confederações em 2013, da Copa do Mundo em 2014, dos Jogos Olímpicos em 2016 e da Operação São Cristóvão em 2018.

Enviou ainda militares para compor os contingentes da Missão de Paz no Haiti, da Força de Pacificação no Rio de Janeiro e da Operação Acolhida em Roraima.

Além, dessas significativas participações se destaca ainda o oportuno apoio prestado a população mineira nos momentos mais difíceis, como nos eventos de enchentes, na recente tragédia em Brumadinho e no atual combate à pandemia do coronavírus, todos marcados pela abnegação e pelo comprometimento dos militares envolvidos.

Desta forma, a Companhia de Comando da 4ª Região Militar, se orgulha em cumprir a mais ampla gama de missões que lhe são atribuídas como Organização Militar Diretamente Subordinada ao Comando da 4ª Região Militar e em alinhamento à intenção do Escalão Superior visa a manutenção do elevado grau de reconhecimento e confiabilidade conquistados ao longo de sua história.

COMPANHIA DE COMANDO DA 4ª REGIÃO MILITAR

75 ANOS DE EXISTÊNCIA

APOIAR E COMBATER!

Galeria de fotos

Expediente:

Fontes: Cia C 4ª RM

Imagens: Cia C 4ª RM

Supervisão: Sgt R1 Walfredo Rodrigues

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:COBERTURA