COBERTURADESTAQUEMAR

Cerimônia Alusiva ao “Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação na Marinha” é realizada em Brasília (DF)

Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, ao centro, acompanhado do Secretário-Geral da Marinha e demais autoridades
Foi realizada, no dia 2 de junho, no Clube Naval de Brasília, a cerimônia que celebrou o Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação na Marinha, comemorado em 22 de abril.
Estiveram presentes no evento, organizado pela Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, o Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, o Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos, o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Exército Guido Amin Naves, o Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, Vice-Almirante (EN) Guilherme Dionizio Alves, representando o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar.
Descerramento da fita inaugural da Exposição “Um Mar Chamado Tempo”
A cerimônia foi marcada pela entrega do Prêmio “Soberania pela Ciência” 2021, e pelo lançamento da 33ª edição da Revista Pesquisa Naval, periódico científico de publicação anual que apresenta à comunidade científica uma coletânea de estudos, desenvolvidos por pesquisadores das áreas científica, tecnológica e de inovação, cujos temas sejam pertinentes às áreas de interesse da Marinha do Brasil.
A premiação, criada pela DGDNTM, com o intuito de reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido por pesquisadores e/ou equipes de pesquisa das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) da Marinha, foi entregue à autora do trabalho intitulado “Carta Sinótica Meteorológica em Formato Digital Editável: inovação aliada à qualidade subjetiva”, a Capitão de Corveta (T) Flávia Rodrigues Pinheiro, do Centro de Hidrografia da Marinha.
Ainda durante o evento, foi realizada a inauguração da Exposição Itinerante “Um Mar Chamado Tempo: 200 anos de avanços tecnológicos da Marinha do Brasil”, que resgata capítulos importantes da história dos avanços tecnológicos da Marinha ao longo do século XX e destaca a biografia de oito personalidades cujo protagonismo foi decisivo para a evolução da Instituição. Incluindo conteúdos gráficos e audiovisuais, a exposição resgata o legado das pesquisas científicas e inovações que, ao longo do tempo, otimizaram as operações navais, o transporte marítimo e a proteção da costa, além de permitir avanços históricos no campo da energia nuclear, da oceanografia e das comunicações navais.
O Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha é comemorado em 22 de abril em celebração ao nascimento do seu Patrono, Almirante Álvaro Alberto, responsável pela implementação do Programa Nuclear Brasileiro e idealizador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, além de presidir a Academia Brasileira de Ciências. Respeitado no meio acadêmico, o Almirante Álvaro Alberto sempre defendeu que “o desenvolvimento científico e tecnológico estava intimamente ligado com a prosperidade do País”.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA