COBERTURADESTAQUETERRAVÍDEO DO DIA

Centauro II 120mm – Como ele é por dentro? Nós mostramos!

CENTAURO 2 – Comparado com a versão anterior, o novo Centauro 2 representa um avanço excepcional em termos de poder de fogo, capacidade de observação do campo de batalha, mobilidade, conduta de tiro, comunicação além da garantia de maior proteção da tripulação.

Equipada com sistemas modernos, a nova plataforma conta com uma arquitetura totalmente digital e uma torre de nova geração com canhão de 120 mm e sistemas de comunicação, comando e controle (C2), que a tornam “um dos meios mais modernos à disposição dos exércitos ocidentais”.

O resultado é um veículo blindado inovador, capaz de operar em qualquer cenário: desde missões em defesa da segurança nacional, passando por operações de apoio e manutenção da paz até qualquer teatro operacional de alto nível no qual seu feliz usuário seja chamado a intervir. O Centauro II Main Gun System é o mais avançado e poderoso veículo 8×8 de combate e reconhecimento da atualidade.

Desenvolvido pelo Consórcio Iveco – Oto Melara (Leonardo) da Itália, o Centauro II é o blindado sobre rodas com o maior poder de fogo, similar ou superior aos dos Carros de Combate mais poderosos em serviço, com um peso e mobilidade que os veículos sobre lagarta não possuem.

O novo veículo blindado CIO Centauro II representa uma nova etapa na evolução do famoso veículo blindado Centauro 105 e 120mm, o primeiro veículo antitanque de rodas 8×8 do mundo com uma canhão de alta pressão.

No que diz respeito à mobilidade em particular, a relação potência-peso, aumentada para 24 HP / tonelada, proporciona um desempenho inigualável em termos de velocidade e aceleração graças ao motor IVECO de nova geração, com mais de 750 HP, e à modernização associada da transmissão, sistema de frenagem e controle eletrônico.

O controle digital da pressão dos pneus (CTIS), aliado aos sistemas run-flat, a nova suspensão e a baixa pressão nominal sobre o solo permitem que o novo veículo blindado Centauro se desvencilhe de qualquer tipo de terreno.

Quanto à blindagem balística, os níveis de proteção são significativamente mais altos do que no passado, com um chassi de casco totalmente reorganizado e design de torre, balística adicional integrável e soluções técnicas, testadas para o padrão AEP 55, capazes de lidar com ameaças como minas, IEDs e as munições cinéticas de última geração.

A segurança da tripulação também foi aumentada, com o particionamento de munição reserva e estoques dentro do casco, além do NBC de última geração, sistemas de combate a incêndio e anti-explosão.

No que diz respeito à ergonomia, as reservas de munição no casco são automatizadas, assim como o novo sistema de carregamento automático na torre.

O canhão 120/45 mm de terceira geração (opcional 105 / 52mm intercambiável com 120 mm), com freio de boca de baixo recuo integrado e estabilizado, oferece o mesmo poder de fogo da maioria dos Carros de Combate modernos, com capacidade de disparar todos as munições de 120mm APFSDS de última geração da OTAN e munições MP multifuncionais.

A torre, equipada com novos assentos antimina, conta com uma tripulação de três homens – comandante, artilheiro e carregador – podendo este último utilizar o novo sistema de carregamento automático, podendo também realizar operações de carregamento manual, como back-up , ou outras operações de emergência.

O equipamento optrônico inclui uma mira panorâmica de comandante e uma mira de artilheiro, ambas de última geração, e uma mira reserva para uso em modo degradado.

O veículo é totalmente integrado à rede (para Net Centric Warfare – NCW).

Na torre, como alternativa à metralhadora antiaérea externa montada em mesa giratória, pode ser instalada uma torre HITROLE Light de operação remota, podendo ser utilizadas metralhadoras calibre 7,62 ou 12,7 e AGLs de 40 mm, integrado com o sistema de disparo, permitindo ao carregador realizar a vigilância do campo de batalha de uma posição protegida.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA