COBERTURADESTAQUEMARVÍDEO DO DIA

Campanha de lançamentos do MANSUP terá dois disparos em 2022

Marinha do Brasil informa que a terceira etapa do projeto MANSUP — que consiste na produtação (transformação de protótipo em produto) e na qualificação do míssil (conjunto de ensaios para comprovar o cumprimento dos requisitos do projeto), em parceria com as empresas SIATT, OMNISYS, AVIBRAS e a Fundação EZUTE — alcançou 60% de produtação do Sistema de Guiamento, Navegação e Controle (SGNC) e cerca de 90% da telemetria, tecnologia que permite a medição remota e em tempo real dos parâmetros necessários para avaliar o funcionamento e o desempenho do míssil.

O cronograma desta etapa, com previsão de ser concluída em 2025, segue avançando com a necessidade de contratações adicionais. O programa aproxima-se da sua fase final de desenvolvimento, etapa crítica onde qualquer falta ou contingenciamento de investimentos necessários pode colocar todo o trabalho realizado em risco.

No decorrer de 2022, estão planejados dois lançamentos MANSUP para teste dos subsistemas já produtados e ensaios de qualificação, nos quais serão monitorados mais de 200 parâmetros do míssil em cada voo.

O MANSUP dispõe de tecnologia totalmente nacional, empregando as soluções encontradas pela indústria de defesa brasileira para o atendimento aos requisitos impostos pelas demandas da Marinha do Brasil.

O conhecimento obtido no decorrer do projeto e o modelo de arquitetura adotado preveem que potenciais modernizações possam ser implementadas, com segurança, em um período de dois anos.

Depois de homologado e colocado em produção, manter o míssil atualizado ao longo de sua vida útil será apenas mais umas das muitas competências desenvolvidas pela Base Industrial de Defesa E Segurança do Brasil.

Importante observar que o MANSUP é uma das opções de armamentos a bordo das fragatas Classe Tamandaré, cujo primeiro exemplar, que dá o nome a classe, deverá ter a sua construção iniciada em setembro próximo em Itajaí (Santa Catarina).

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

1 Comment

  1. Boa tarde Caiafa, aproveitando o tema ‘lançamento de míssil’, não vi notícia em nenhum lugar sobre os testes do AV-MTC no RN em Março, que vc nos revelou no YouTube ao ler o aviso da MB sobre a zona de exclusão marítima durante estas provas. Essa ausência de informações me deixa em dúvida se houve algum contratempo e não ocorreram, se algo não saiu como previsto ou se simplesmente ainda está sob sigilo? Desde já agradeço sua atenção. Abs.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA