ARDESTAQUE

Bye Aerospace apresenta o eFlyer 800, uma aeronave elétrica de 8 lugares motorizada pela Safran

eFlyer 800

Já parceiros no projeto de aeronaves elétricas leves, Bye Aerospace e Safran estão anunciando o lançamento de uma aeronave bimotora totalmente elétrica de oito lugares, a eFlyer 800.

Os projetos de aeronaves elétricas do tipo suburbano destinadas ao segmento de transporte aéreo regional de curtíssimo curso estão em ascensão.

Depois da Tecnam e seu P-Volt (19 assentos) movido por Rolls-Royce, depois do DAX19 (19 assentos) da espanhola Dante Aeronautical Spain , após o bimotor híbrido Zunum Aero (12 assentos) desenvolvido com Motores de Helicóptero Safran, depois projeto Aura Aero ERA (19 lugares), a Bye Aerospace mostra seus cartões.

No espaço de alguns meses, anúncios de aviões de transporte regional 100% elétricos ou híbridos elétricos estão chovendo.

Se os líderes do projeto estão voltados para este segmento de mercado atualmente ocupado por aeronaves de geração mais antiga, com exceção do Viajante P-2012 da Tecnam , é antes de mais nada porque se trata de linhas curtas.

As necessidades das empresas presentes neste mercado são, portanto, modestas. Dadas as limitações tecnológicas e em particular a capacidade das baterias, os primeiros aviões de transporte elétrico terão inevitavelmente desempenho reduzido. No papel, há uma correspondência entre as necessidades e a oferta anunciada.

A Bye Aerospace, que iniciou suas pesquisas com um avião de dois e quatro lugares, está passando para um tamanho maior com um avião de 8 lugares destinado ao transporte público.

O desempenho do eFlyer 800 parece ambicioso nesta fase: 320 nós em velocidade de cruzeiro, a uma altitude de 35.000 pés, para um alcance de 500 NM, considerando uma reserva IFR de 45 minutos em velocidade. Velocidade de cruzeiro de 280 nós.

” O eFlyer 800 é a primeira aeronave equipada com tecnologia de propulsão totalmente elétrica a atingir o nível de desempenho e segurança de um bimotor, sem emitir CO2, com custos operacionais extremamente baixos “, disse George E Bye, CEO da Bye Aerospace. A economia e o desempenho deste dispositivo são possibilitados pelo sistema de propulsão elétrica e tecnologia avançada de bateria com alta densidade de energia ”. Nesta fase, no entanto, lembre-se de que essas são apenas apresentações no papel. Resta demonstrá-los em vôo …

O eFlyer 800 equipado com o motor Safran

A Bye Aerospace e a Safran estão atualmente avaliando o sistema de propulsão elétrica que será o mais eficiente para o eFlyer 800: dois motores elétricos Engineus, bem como a distribuição e proteção da rede elétrica Geneusgrid. “ A gama de produtos Safran com motores Engineus com potência variando de 50 kW a 500kW / 1MW e os sistemas Geneusgrid são perfeitamente adequados para o portfólio de aeronaves elétricas da Bye Aerospace ”, disse Hervé Blanc, gerente geral da divisão. Sistemas elétricos da Safran Electrical & Power .

Um concentrado de sistemas de emergência

Os promotores do projeto eFlyer 800 afirmam que “a  segurança é garantida por dois motores elétricos de aerofólio, cada um equipado com enrolamentos redundantes e quatro baterias segregadas. O equipamento de segurança também inclui um pára-quedas para a aeronave. Outras funcionalidades poderão ser agregadas, como dispositivo automático de pouso de emergência, sistemas baseados em inteligência artificial e a possibilidade de incorporar no trem painéis solares e sistema de táxi elétrico. 

A aeronave pode acomodar até sete passageiros e um ou dois pilotos. Os custos operacionais do eFlyer 800 representam um quinto dos tradicionais aviões bimotores, dizem Bye Aeropsace e Safran em um comunicado conjunto.

eFlyer 800

A start-up americana está dando os primeiros passos para obter a certificação FAA Parte 23 para o eFlyer 2 , que se destina ao treinamento de pilotos, e também para o eFlyer 4, um quatro lugares destinado a táxi aéreo, frete e aeronaves. treinamento avançado.

Autor: Gil Roy

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:AR