COBERTURADESTAQUETERRAVÍDEO DO DIA

Após a venda do Guarani 6×6, Brasil e Filipinas assinam MOU de Cooperação em Defesa

O Secretário de Defesa das Filipinas,  Delfin N. Lorenzana assinou um Memorando de Entendimento Filipinas-Brasil (MOU) sobre Cooperação em Defesa em 29 de junho último.
Este Memorando de Entendimento é o primeiro acordo de defesa bilateral das Filipinas com um país latino-americano.
O Governo Brasileiro foi representado na cerimônia pelo Encarregado de Negócios, Ministro interino Sérgio Taam, titular da Embaixada do Brasil nas Filipinas.
Esse acordo é um dos reflexos da recente venda do blindado brasileiro 6×6 Guarani, contrato vencido pela israelense Elbit Systems e que tem a IDV Brasil como a fornecedora da plataforma blindada 6×6 na configuração green (sem qualquer integração de equipamentos, sensores ou torre).
A cerimônia de entrega do primeiro lote de cinco veículos, de 28 encomendados, aconteceu no Brasil no dia 28 de junho último, ao mesmo tempo em que, na cidade de Quezon, o secretário de Defesa das Filipinas, Delfin N. Lorenzana, destacava em discurso a contínua profissionalização e modernização das forças armadas do país – que incluem a aquisição de ativos vitais de defesa terrestre – durante desfile realizado no Campo General Emilio Aguinaldo dentro das comemorações do aniversário de 75 anos da Força Aérea das Filipinas.

O Embraer EMB-314 Super Tucano em destaque nos 75 anos da PAF

Os veículos Guarani entregues serão usados ​​na função de transporte de pessoal blindado (APC), com a configuração inicial prevendo torre tripulada para metralhadora pesada de 12,7 mm ou lançador de granadas automático de 40 mm.
Os sistemas de bordo, quando instalados pela israelense Elbit Systems, incluem um rádio definido por software E-LynX, um sistema de comando e controle COMBAT NG e um sistema de gerenciamento de combate TORCH-X.
O Exército filipino está adquirindo vários equipamentos e itens tecnológicos sob o Programa de Modernização AFP Revisado Horizonte 2, implementado durante o mandato do secretário Lorenzana.
Entre os itens recebidos pelo exército filipino estão os novíssimos veículos blindados 6×6 Guarani que agora fazem parte do recém-reativado 1º Batalhão de Tanques da Divisão de Blindados, e os obuses autopropulsados ​​ATMOS 155mm que agora são manuseados pelo 10º Batalhão de Artilharia de Campanha (155-SP) do Regimento de Artilharia do Exército Filipino.
Outros ativos de defesa de grande valor que em breve serão entregues ao Exército Filipino incluem o Multiple Launch Rocket System, os tanques leves Sabrah ASCOD e os tanques leves com rodas Pandur 8×8.
As tropas receberam um substancial aumento salarial durante o mandato do Sec. Lorenzana. O secretário de Defesa  também apoiou a promulgação da Lei da República 11709 ou “Uma Lei que Fortalece o Profissionalismo e Promove a Continuidade de Políticas e Iniciativas de Modernização nas Forças Armadas nas Filipinas”.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA