COBERTURADESTAQUETERRAVÍDEO DO DIA

Alemanha anuncia Iris-T SL para armar a Ucrânia: Mais uma promessa?

Enquanto observadores internacionais continuam aguardando o tão esperado debut operacional de blindados alemães na Ucrânia, prometidos mas ainda não utilizados efetivamente, ao que tudo indica, Berlim faz mais uma promessa, dessa vez envolvendo a oferta de baterias antiaéreas equipadas com o míssil Íris-T SL (versão lançada do solo), considerado um dos mais modernos sistemas SAM europeus na atualidade.

FOTO: ROBERTO CAIAFA

Uma guinada surpreendente, já que o antigo Gepard antiaéreo dos anos de 1980/1990 com seus canhões Oerlikon de 35mm não é páreo para o desempenho do Íris-T SL, mesmo míssil adquirido pela Força Aérea Brasileira para equipar seus caças F.39E Gripen na sua versão ar-ar.

Os mísseis IRIS-T foram desenvolvidos em conjunto com outras nações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e segundo o primeiro ministro alemão  Olaf Scholz, Berlim “enviará mais armas” para a Ucrânia. Scholz afirmou ainda que fornecerá sistemas de radar para ajudar a localizar artilharia inimiga.

Sob forte pressão política e popular nas últimas semanas, o governo de Scholz concordou em enviar armas pesadas, incluindo obuses autopropulsados ​​e tanques Leopard/Gepard das reservas estratégicas do País para a Ucrânia.

“Estamos entregando continuamente desde o início da guerra”, disse Scholz, apontando mais de 15 milhões de cartuchos de munição, 100.000 granadas de mão e cerca de 5.000 minas antitanque/armas sem recuo disparáveis do ombro enviadas para a Ucrânia desde que a Rússia invadiu o país em 24 de fevereiro.

As entregas alemãs devem acontecer em um momento de grande tensão entre russos e norte-americanos, já que os últimos estão prontos para entregar aos ucranianos sistemas de artilharia pesada usando lançadores de foguetes M142 High Mobility Artillery Rocket System ou HIMARS que podem alcançar até 300 km, dependendo do engenho disparado.

Armas que, em tese, poderiam atacar alvos em território russo, escalando o conflito de forma perigosa, segundo declarações do Governo Russo em Moscou.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA