ARCOBERTURADESTAQUE

Airbus testará características autônomas avançadas no laboratório de voo com helicóptero

A Airbus está introduzindo características autônomas em seu laboratório de voo com helicóptero através de um projeto com o nome de código Vertex.
Estas tecnologias visam simplificar a preparação e o gerenciamento da missão, reduzir a carga de trabalho do piloto de helicóptero e aumentar ainda mais a segurança.
Os clusters de tecnologia autônoma definidos para integrar o Flightlab são: sensores e algoritmos baseados em visão para percepção situacional e detecção de obstáculos; fly-by-wire para um piloto automático aprimorado; e uma avançada interface homem-máquina – na forma de uma tela sensível ao toque e uma tela montada na cabeça para monitoramento e controle de voo.
A combinação destas tecnologias permitirá um sistema que pode gerenciar a navegação e a preparação da rota, a decolagem e o pouso automáticos, assim como seguir uma trajetória de vôo pré-definida.
A integração incremental destas tecnologias ao Flightlab do helicóptero começou antes de uma demonstração completa em 2023.
A Mobilidade Aérea Urbana da Airbus também se beneficiará desta tecnologia como um trampolim essencial para um voo autônomo.
“Estamos entusiasmados com o potencial que o projeto demonstrador Vertex tem a oferecer”, disse Grazia Vittadini, diretora de tecnologia da Airbus. “Ao utilizar nosso laboratório de voo agnóstico de plataformas para amadurecer estas tecnologias, temos um banco de testes ágil e eficiente que apoiará o desenvolvimento de futuros sistemas autônomos que poderão mais tarde equipar a atual linha de helicópteros e plataformas (e)VTOL da Airbus”.
A missão da Airbus não é avançar com autonomia como um alvo em si, mas explorar tecnologias autônomas ao lado de outras inovações tecnológicas.
Ao fazer isso, a Airbus é capaz de analisar o potencial para melhorar futuras operações e, ao mesmo tempo, aproveitar essas oportunidades para melhorar ainda mais a segurança das aeronaves.
A Vertex é gerenciada pela Airbus UpNext, uma subsidiária da Airbus criada para dar às futuras tecnologias um desenvolvimento rápido através da construção de demonstradores em velocidade e escala, avaliando, amadurecendo e validando novos produtos e serviços que englobam avanços tecnológicos radicais.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:AR