ARCOBERTURADESTAQUEVÍDEO DO DIA

PROCOR exibe Mirage 2000C ex-FAB em Luxeuil: O Mercado de Treinamentos RED SKY

Depois de perder mercado quando se deu a aposentadoria dos caças Mirage F1 da Força Aérea Francesa e alguns foram vendidos para uma empresa nos Estados Unidos, pelo menos duas empresas francesas já oferecem o superior Mirage 2000 para missões de treinamento.

A PROCOR, que é uma dessas empresas, exibiu publicamente no último fim de semana um de seus Mirage 2000C, comprados da Força Aérea Brasileira em 2019 por US$ 452 mil dólares.

Os chamados treinamentos RED SKY são um mercado extremamente lucrativo, porém o investimento para oferecer essa capacidade é altíssimo.

Outra empresa francesa, concorrente da PROCOR, a ARES (ex-SDTS) vem divulgando uma campanha onde anuncia sua entrada no segmento RED SKY, ou seja, treinamento de combate aéreo, treinamento de Joint terminal attack controller ou JTACs, integração unidades terrestres-aéreas, etc, tudo isso sendo oferecido com o emprego do Mirage 2000 que ela ainda não possui oficialmente.

Foto: Jean-Marc Tanguy

Mais discreta, a segunda empresa francesa mostrada em destaque aqui, a PROCOR, que também atua nesse nicho, recentemente apresentou (em solo) um de seus dispositivos, um impecável caça delta Mach 2 Mirage 2000 C, durante o encontro realizado na Base Aérea de Luxeuil no último fim de semana.

Essa aeronave faz parte do lote que a PROCOR comprou no Brasil em 2019, excedentes de 12 exemplares comprados usados na década de 2000 do Armée de L’air Française (na esperança de vender caças Dassault Rafale a Força Aérea Brasileira).

A PROCOR não detalha o número de aeronaves efetivamente obtidas na época (menos de dez), mas reconhece que entre eles está um raro exemplar biplace.

Muito mais recentemente, a empresa também comprou lotes de Mirage 2000C excedentes do inventário do ADLA, o suficiente para construir uma oferta resiliente para o mercado francês, é claro, também para a Europa.

A Agência Europeia de Defesa (AED) realizou uma consulta no final de 2020 para se inteirar dos serviços e capacidades da PROCOR.

O CEO da empresa, Xavier Janny, afirmou que o primeiro voo de um Mirage 2000 RED SKY deverá acontecer comercialmente no primeiro trimestre de 2022, e as operações serão realizadas a partir da base aérea 116 em Luxeuil contando com uma equipe de 20 técnicos, mecânicos e engenheiros dedicados aos Mirage 2000B/C.

A empresa também possui na sua frota caças Mirage 5DJ, Hawker Hunter T-7 (dois assentos lado a lado) e jatos Learjet 35 configurados para treinamento de guerra eletrônica (EW) utilizando o emissor de ameaça programável Inundu. Para o treinamento de tiro aéreo, é empregado o alvo rebocado MRSAT-200 Tow Target.

Raio-X PROCOR

A PROCOR é uma empresa privada que oferece serviços aéreos para treinamento de forças aéreas, terrestres e navais.
Experientes no apoio internacional da frota Mirage nas últimas duas décadas, a PROCOR utiliza ex-peritos da Força Aérea Francesa e da Marinha para criar capacidades personalizadas do Centro de Guerra Aérea, contribuindo para serviços avançados de treinamento em um ambiente realista.
A PROCOR oferece Gerenciamento de Desenvolvimento de Negócios, bem como Especialização Operacional e Técnica.
Graças ao seu consórcio Red Sky, a PROCOR constrói soluções sob medida para Desenvolvimento de Conceito de Treinamento e Soluções de Treinamento Operacional.
A força da PROCOR reside na compreensão das necessidades operacionais dos clientes enquanto fornece a solução de treinamento aplicável, projetada a partir da extensa experiência técnica e operacional adquirida durante as operações e treinamento.
A equipe da PROCOR tem uma sólida experiência e conhecimento para fornecer Capacidades de Treinamento Avançadas a fim de apoiar treinamentos realistas, incluindo em operações de ativos de voo e poderosos sistemas globais de debriefing para combatentes de guerra aéreos, marítimos e terrestres.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:AR