ARCOBERTURADESTAQUE

22 de Abril de 2021, Dia da Caça – O artista da Força Aérea Roberto Celegatti

Celegatti por ele mesmo: Sou formado na Escola de Especialistas de Aeronáutica EEAR em Guaratinguetá (SP)  em 1988 como 3º sargento na especialidade de desenho.
Trabalhei na Diretoria de Engenharia do antigo Ministério da Aeronáutica no Rio de Janeiro até 1992, quando fui transferido para a Academia da Força Aérea em Pirassununga SP, onde trabalhei na Seção de Desenho, Seção Gráfica e Seção de Avaliação de cadetes da Divisão de Ensino.
Fui para a reserva em 2011 como Suboficial.
Antes de entrar para a FAB (que era meu sonho de criança) frequentava o Aeroclube de minha cidade natal Mogi Mirim SP, onde tirei minha licença de piloto privado em 1991, porém não segui carreira na aviação civil.
A paixão pela aviação vem desde cedo, no final da década 60, exatamente em 1968 quando com meus 3 anos de idade meu pai me levou para a festa dos 25 anos do Aeroclube de Mogi Mirim e lá assisti a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.
Aquilo me marcou profundamente, o ronco dos motores dos T-6, aquele cheiro do óleo queimado na fumaça e principalmente a visão maravilhosa dos aviões em perfeita formação passando baixinho em cima da minha cabeça com os faróis acesos ao entardecer, a partir daí o aerococus me pegou e nunca mais consegui livrar-me dele!
Eu comecei na aviation art em 1993, nessa época eu participava da diretoria do Aeroclube de Mogi Mirim e exatos 25 anos daquela festa que te contei anteriormente, resolvemos fazer a festa dos cinquenta anos do Aero.
Essa festa seria muito especial, pois depois de mais de 20 anos que o Cel Braga não vinha a Mogi Mirim, conseguimos que ele viesse com seu T-6 fazer uma apresentação nesse dia.
Foi muito emocionante, eu junto com meu pai, que é artista plástico, daí vem meus dotes artísticos, resolvemos fazer um painel representando as antigas festas do Aeroclube que eram bastantes tradicionais no final da década de 60 início dos anos 70.
No dia da festa o painel ficou exposto no hangar e fez um grande sucesso e para minha surpresa e satisfação o Cel Braga fez uma dedicatória e autografou o painel !!
Eu sou plastimodelista desde minha adolescência, quando tive contato pela primeira vez com os kits da Revell, sempre gostei muito de montá-los, porém o que mais me chamava a atenção eram as pinturas das caixas, tenho todas guardadas até hoje, quando o kit não tinha a pintura na caixa era a foto do modelo montado eu nem me interessava eu vibrava com aquelas artes maravilhosas!
Em 1999 quando a HTC resolveu importar alguns kits e comercializá-los aqui com decal e caixas personalizadas em aeronaves da FAB eu fui convidado a fazer a arte para a caixa do T-6, eu vibrei, pois eu me imaginei quando garoto apreciando aqueles trabalho das caixas dos kits e naquele momento eu estaria fazendo a pintura dos T-6 da Fumaça que seria lançado no Brasil, você pode imaginar minha emoção?
Tem também o livro “Aviação Brasileira Sua História através da Arte” da Editora Action que participei e daí acabamos reunindo artistas brasileiros de aviation art  e fundamos a ABRARTA….tem muita história kkkkk
Estou enviando foto do painel que fiz junto com meu pai para a Festa dos 50 anos do Aero com a dedicatória do Cel Braga.
Forte abraço

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:AR