COBERTURADESTAQUEMAR

1º Distrito Naval recebe lancha Highfield Patrol 600 (Estaleiro Stark Marine Brasil)

O Estaleiro Stark Marine Brasil/DGS deverá entregar na próxima terça-feira, quatro de maio (data provisória) a Marinha do Brasil, através da Delegacia da Capitania dos Portos de Itacuruçá (Rio de janeiro), uma embarcação de serviço Highfield Patrol 600.

A tecnologia da Highfield Patrol 600 tem origem australiana e inclui um resistente casco construído em alumínio 5083 de espessura entre 6 a 10mm.

Com um design de casco em V profundo e tubos em grandes diâmetros, a Highfield Patrol 600 oferece manobrabilidade, segurança e confiança mesmos nas condições de mar mais complicadas.

A Highfield Patrol 600 tem a qualidade requerida para RHIB comerciais (rigid-hull inflatable boat) e foi projetada para suportar trabalho pesado como patrulhas navais, ações de segurança em áreas portuárias e bases navais, dentre outras atividades.

Apresenta um motor de popa com 150 HP do tipo Mercury FourStroke (quatro cilindros em linha) com monitoramento digital através da tecnologia SmartCraft.

Com uma capacidade de carga de até 1458 kg, a embarcação apresenta alta velocidade e manobrabilidade, está equipada com tanque de combustível integrado no convés (140 litros de capacidade), casco de alumínio pintado a pó de alta resistência à tração, painel de instrumentos de navegação/comunicações e motorização em fibra de carbono com telas digitais a cores (resistentes a água), toldo rebatível com proteção UV contra radiação solar, quilha protegida em toda a sua extensão, Piso anti-derrapante e pontos de içamento/pontos de reboque reforçados.

Conhecendo a Highfield Patrol 600

Foto: Paulo Bastos

Partindo das instalações da Marina da Glória no Rio de Janeiro, a convite da DGS Defense, a reportagem pode avaliar na prática as capacidades da Highfield Patrol 600 navegando pela Baía da Guanabara.

A embarcação do tipo RHIB apresenta alta velocidade, excelente resposta de aceleração do motor e grande manobrabilidade/agilidade.

Diversos compartimentos estanques integrados na popa e na proa, de fácil acesso, permitem a tripulação guardar petrechos de serviço, material de faina portuária e transportar em segurança o armamento pessoal da guarnição e sua munição, além de suprimento de água potável para qualquer eventualidade.

Foto: Paulo Bastos

O toldo rebatível diminui a exposição da guarnição a radiação solar, mas quando extendido reduz a performance aerodinâmica da embarcação e consequentemente, a velocidade máxima possível de ser alcançada.

O casco acima da linha dágua, do tipo tubular em material ORCA® Hypalon ou PVC alemão Valmex® é extremamente resistente (seis camaras) e apresenta proteção em toda a sua extensão, absorvendo bem choques laterais especialmente na falta do emprego das defensas.

A popa possui estrutura tubular reforçada com iluminação auxiliar montada no topo, imediatamente a frente do motor.

Foto: Paulo Bastos

O sistema de navegação conta com um GPS Sonar Lowrance Hook com display de 7 polegadas que usa a tecnologia SolarMAX (apoiado por uma bússola de navegação Ritchie Explorer), e nas comunicações é empregado um rádio digital navalizado Vhf Onwa Marine Kv 290 (Homologado Anatel).

Foto: Paulo Bastos

Com porte e desempenho adequados para águas interiores e operações de curto alcance na costa, a Highfield Patrol 600 entrega uma excelente performance para patrulhas navais e ações típicas de Capitanias dos Portos, estabelecimentos da MB destinados a aplicar a legislação e normas em vigor referentes ao material e ao pessoal da Marinha Mercante, ou exercer a Polícia Naval e também fazer executar o Serviço de Socorro Marítimo nas zonas de jurisdição, além de controlar e fiscalizar o Serviço de Praticagem.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in:COBERTURA